quinta-feira, janeiro 06, 2005

Opção Argentina

Há alguns dias meu orientador conversou comigo a respeito do meu projeto de tese e entre as sugestões deste ou daquele enfoque teórico, me disse que eu deveria pensar em fazer um sanduíche (mais formalmente: estágio de doutorado) na Argentina, já que meu tema são as relações do Brasil com aquele país. A idéia é que eu passe um semestre de 2006 em Buenos Aires, estudando na Universidad Torcuato di Tella e pesquisando no Palácio San Martín, o ministério das relações exteriores.

Comecei a pensar seriamente no projeto. É comum no IUPERJ que os doutorandos fiquem de 6 meses a 1 ano no exterior, mas dos alunos que conheço, todos os que fizeram esse estágio foram para os EUA ou para a Europa, mesmo quando tinham como tema de tese outros países e continentes.

É claro que a estrutura acadêmica dos EUA e da Europa é muito melhor do que a da Argentina. Mas mergulhar na vida daquele país por um semestre me daria um conhecimento que nenhum livro ou pesquisa acadêmica conseguiria me oferecer. E a ótima impressão que tive de Buenos Aires, quando estive de férias por lá em 2004, me faz acreditar que eu gostaria de um período na cidade. Ainda mais podendo viajar um pouco pelo Uruguai e pelo Chile, países vizinhos.

Antes de colocar o projeto em prática, há várias providências a serem tomadas. A burocracia da bolsa-sanduíche da CAPES. Aulas intensivas de espanhol. A negociação de uma licensa no IBASE. Mas começa a se desenhar uma opção argentina.

5 Comentarios:

Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Parabéns, meu amigo. Muito interessante a proposta, o que ainda torna mais interessante para mim é o fato de não ser o usual. Isso mais pra frente pode se tornar um diferencial interessante.

Pondere e manda bala. Afinal, você costuma acertar.

janeiro 06, 2005 1:26 PM  
Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Um semestre na Torcuato di Tella?? Pra que pensar duas vezes?? Esqueça Europa! Esqueça EUA! Sério, sério! Isso é maravilhoso, perfeito, perfeito. Tenho um graaande amigo que estuda comigo aqui em Londres que fez graduação em RI em Buenos Aires e conhece bem o meio por lá. Se quiser o contato dele pra tirar umas dúvidas... Mas eu nem titubeava. Torcuato di Tella já!

janeiro 06, 2005 1:39 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Amigo, em março eu volto às aulas de espanhol, desta vez no Consulado da Argentina, onde ganhei uma bolsa. Vamos nos ver por lá?

bjs,
Leticia

janeiro 06, 2005 4:56 PM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Vaya con Diós, amigo!
Pero vuelte, que vamos a quedarnos saudosos.

janeiro 07, 2005 8:48 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Boa opção Maurício, é sempre bom estar em um país e saber que esse país é mais fraco que o seu...hehe...

Helvécio

janeiro 08, 2005 12:01 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com