domingo, janeiro 02, 2005

Retrato do Artista Quando Looser

No primeiro dia de 2005 o Telecine brindou o público com "8 Mile - a Rua das Ilusões". O filme é estrelado pelo rapper Eminem e é metade autobiografia, metade ficção, contando a história de um rapaz pobre, da periferia de Detroit, que sonha escapar de lá através da música.

Até aí podia ser "Xuxa no Mundo dos Duendes", mais um daqueles filmes onde celebridades interpretam a si mesmas em papéis heróicos entrelaçados com números musicais. Não é assim com "8 Mile". Primeiro, o diretor é o excelente Curtis Hanson (de "L.A., cidade proibida"). Segundo, o roteiro é muito bom, com personagens interessantes, que fogem ao simplismo bem/mal. Terceiro, o filme não glorifica ninguém, é um autêntico retrato do artista como looser. Você já viu um filme da Xuxa em que ela apareça como covarde, indecisa, apanhe dos rivais, seja traída por amigos e pela namorada e tenha que morar num trailer com a mãe maluquete?

Outra surpresa é que Eminem é um ótimo ator, desbanca muito profissional por aí. Seu personagem caminha no fio da navalha entre desistir de tudo e reunir as forças para tentar sair dos vários problemas que despencam sobre seus ombros, inclusive a violência, que está sempre à espreita. Os fãs do rapper podem curtir as músicas da trilha sonora - a mais bonita delas, "Lose Yourself", inclusive ganhou o Oscar.

Para quem curte o gênero "filme de gueto", vale conferir também no Telecine "Império". É a história de um traficante que quer mudar de vida e tenta legalizar seu dinheiro através de um corretor de Wall Street. Só para descobrir que elite e submundo estão mais próximos do que pensava. Sônia Braga faz uma ponta como a sogra porto-riquenha (é...) do personagem principal.


1 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Não gosto de Eminem. Acho um filhote mitótico pós moderno de Vanilla Ice. Mas 8-Mile é realmente muito bom. E a música tema acerta em cheio.

janeiro 03, 2005 7:34 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com