terça-feira, dezembro 14, 2004

Diálogos contra o Racismo


O mote da campanha Posted by Hello


Uma das coisas mais legais que fiz no IBASE neste ano foi ajudar a organizar uma campanha pública contra o racismo. Hoje de manhã lançamos a iniciativa com um belíssimo evento na Firjan. Tivemos a apresentação das peças publicitárias, testemunhos de pessoas que passaram por discriminação racial e até um espetáculo de dança. A ministra da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial também participou e inclusive deu um depoimento bastante pessoal e interessante.

A experiência de trabalhar na campanha foi rica por várias razões. O racismo é um dos problemas mais sérios deste país e até recentemente era pouco estudado (isso mudou, li trabalhos excelentes sobre o tema). Entrei de cabeça no assunto e me envolvi para valer com esse debate. Não foi só mais um projeto de trabalho.

Outro ponto foi ter acompanhado as várias fases de uma campanha desse tipo, desde as reuniões com publicitários para discutir slogans, cartazes e material de divulgação até a gravação de comerciais para TV. Infelizmente não consegui pegar também a preparação para o lançamento, pois quando fui transferido para a área de relações internacionais ficou impossível continuar no projeto, por conta da agenda de viagens.

A campanha surgiu de uma pesquisa sobre discriminação racial organizada pela Fundação Perseu Abramo, na qual 87% dos entrevistados admitem que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista. Daí veio o mote, "Onde você guarda seu racismo?". As respostas foram as mais diversas: na cabeça, no coração, no medo, nas piadas.

Por coincidência, depois de trabalhar na campanha viajei por lugares onde a questão racial é importantíssima, como na África do Sul e os países andinos (nesse caso, em relação aos índios). Escrevi bastante sobre os apartheids de lá, e preparei para a revista do IBASE um artigo sobre o racismo no Brasil, que foi inclusive distribuído para a imprensa no kit de divulgação da campanha - o correspondente da Reuters me pediu para reproduzir alguns trechos no despacho da agência.

2 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Uma teoria interessante (acho que do Cristovam Buarque, mas não tenho certeza) diz que nos Estados Unidos o racismo é mais explícito porque lá, com menor desigualdade econômica, se tornou necessária a segregação racial. Na Europa e nos Estados Unidos o racismo é maior entre a classe baixa branca, que se vê obrigada a dividir espaço em ônibus com pessoas de raça diferente.
No Brasil não seria necessário um racismo porque aqui o negro e os mestiçoes já estariam separados dos brancos por barreiras sociais. Como o branco não precisa pegar ônibus, não precisa de segregação.
Como todo modelo, simplifica a realidade. Mas ajdua a pensar.

dezembro 14, 2004 8:14 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Muito interessante falarmos de racismo primeiro, e de desigualdade social/econômica depois. Só quando dermos um bom golpe no "complexo de superioridade" dos brasileiros, pode-se começar a pensar de verdade em democracia.

bjs, Leticia

dezembro 15, 2004 4:48 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com