terça-feira, novembro 30, 2004

Entreatos

No fim de semana assisti a "Entreatos", o documentário de João Moreira Salles sobre a campanha presidencial de Lula. O filme cobre apenas os momentos em que o então candidato está fora da cena pública, conversando entre amigos, colegas de partido e familiares, daí o belo título.

Como todos os documentários de Salles, é muito bom. Lula aparece no filme como um político habilidoso, talentoso em se expressar, articular consensos, sair de situações difíceis. Inteligente, sem dúvida. Suas análises sobre a política brasileira e a história recente são muito boas. Mas não é um homem culto: não há referências a livros ou filmes, o universo cultural se resume à fábrica, ao partido e ao futebol.

Lula mostra uma visão desencantada da vida operária, fala dela como uma época de pobreza, dificuldade e humilhações - não é surpreendente para um homem que, quando metalúrgico, perdeu um dedo no trabalho e ainda viu a mulher morrer de parto por falta de atendimento médico adequado. O arrivismo pode chocar um pouco, como no deslumbramento pelos ternos.

Todo político bem-sucedido é pragmático e Lula não é exceção. Mas me pareceu um pragmatismo de curtíssimo prazo, de um horizonte temporal que não vai além das próximas eleições. E embora se mostre orgulhoso da trajetória e da base social do PT, também parece disposto a usá-la como moeda de troca em negociações de apoio. Em suma, o candidato prenuncia o presidente. Com suas qualidades e defeitos.

Fiz questão de ver o filme no fim de semana porque viajo amanhã para Brasília, para um evento que irá reunir a cúpula do governo. Passarei os próximos dias numa Conferência Internacional sobre Democracia, Participação Cidadã e Federalismo, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e pela Presidência da República. Vários dos ministros darão palestras e o próprio Lula encerrará o evento, embora eu deva sair um pouco antes de sua apresentação.

Expectativa morna. Minha experiência com autoridades é que elas raramente falam algo interessante, estão presas demais à necessidade de fazer pose e manter as posições oficiais. Ainda assim, sempre é legal estar em Brasília e pretendo rever os bons amigos e amigas que tenho na capital.

3 Comentarios:

Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu amigo, somente você para achar que é sempre bom estar em BSB. Boa viagem, espero que você retorne a nossa Provincia Maravilhosa antes de Sábado e possa nos dar o prazer de suas histórias ao vivo. ;)

Te aguardo !

novembro 30, 2004 4:46 PM  
Blogger Roberto Iza Valdés said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

novembro 02, 2005 12:22 PM  
Blogger Roberto Iza Valdés said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

novembro 05, 2005 8:44 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com