terça-feira, novembro 23, 2004

Astronautas da APEC


Buuuush! Posted by Hello

A equipe do Ibase tínha um plano para matar Bush. Mas a causa era nobre. Além de livrar o mundo de ser governado como um rancho texano, pretendíamos chamar a atenção para a mais grave crise humanitária dos nossos tempos: a chance do Grêmio e do Flamengo serem rebaixados para a segunda divisão.

Infelizmente, não conseguimos levar o plano adiante. Bush ficou hospedado num porta-aviões dos EUA, no Oceano Pacífico, e só se locomoveu por Santiago de helicóptero. Seus seguranças trocaram tapas com a guarda do Palácio La Moneda e um jantar de gala foi cancelado porque o cerimonial achou que seria constrangedor apalpar senadores e altos funcionários. Além disso, a imprensa se irritou porque num evento Bush preferiu conversar com a presidente das Filipinas em vez de ouvir música folclórica chilena (será que Júlio César gostava de gaitas gaulesas?).

O governo do Chile apostou muitas fichas na reunião de cúpula da APEC, a associação regional do Pacífico, que reúne países como EUA, China, Rússia, Japão, Coréia do Sul. Para o Chile, fazer parte dela é importante para aumentar os mercados de exportação na Ásia. O peixe foi vendido como inserção na modernidade, quase a entrada do país no primeiro mundo. Até aí tudo bem, o problema é que a economia chilena vive da exportação de commodities ou semi-manufaturados: cobre, vinho, salmão e celulose, principalmente. Isso parece mais o século XIX do que a globalização pós-moderna.

O país deve ser a economia mais aberta da América Latina. Cresceu bastante durante a ditadura e os anos 90, mas concentrou renda. Na época de Allende, era um país mais igualitário, com perfil próximo à Argentina. Hoje é uma das dez piores distribuições de renda no mundo. No continente, perde apenas para o Brasil. Triste destino para quem sedia a CEPAL e já foi a vanguarda do pensamento desenvolvimentista na América Latina.

O presidente Lagos decretou feriado durante a APEC e as TVs traziam o logo da reunião, que ocorreu num centro empresarial ultra-protegido nos arredores de Santiago. Houve pouco contato com os delegados da APEC, eles cruzavam a cidade em vans em alta velocidade, freqüentemente escoltadas pela polícia. Pareciam astronautas explorando um planeta estranho, os chilenos reclamaram que a cúpula poderia estar acontecendo na Lua. É um pouco difícil acreditar numa economia moderna que parece uma versão globalizada do apartheid.

2 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Você precisava ver o que foi esquema de segurança do Putin aqui no Rio... coisa de profissional. E as GOS-TO-SAS da KGB que estavam na parada. Até me deu vontade de tentar matar o presidente, só para ser torturado depois!

novembro 23, 2004 11:31 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro terrorista,

sua confissão sobre o plano de assassinar o presidente Bush foi comovente. Em breve entraremos em contato com o senhor. Se alguém bater na porta de sua casa às duas da manhã, você saberá que é algum de nós.

Cordialmente,

Tiago Verdial
AKA Araponga Escamoso
espião freelancer
(com experiência comprovada na Kroll)

novembro 24, 2004 9:30 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com