quarta-feira, novembro 17, 2004

Madredeus em Reflexao

Ha uns tres dias que eu venho ouvindo direto o disco "Antologia" do Madredeus. Ha uma qualidade impressionante na musica que o grupo faz e sempre que eu ouco qualquer coisa deles me bate uma sensacao de felicidade misturada com melancolia. Isso pode parecer meio paradoxal, mas eh esse o efeito que a voz da Teresa Salgueiro tem em mim.

Ultimamente venho pensando muito em como eu reajo as coisas, ando em uma fase extremamente reflexiva, pensando muito sobre a vida, sobre suas ironias, suas incertezas, sobre como geralmente somos folhas carregadas pelo vento enquanto achamos que controlamos o tempo. Quando tentamos olhar de cima e tracar padroes e continuidades, fica muito dificil. Mas o trabalho do cientista eh esse: a partir de aparentes descontinuidades procuramos padroes, formas que duram, leis que operam sob determinadas condicoes. Por incrivel que pareca, o Madredeus sempre me faz pensar nessas coisas.

As pessoas tendem a achar que eu sou um pessimista por natureza. Enquanto estava no onibus ontem ouvindo a musica "O Sonho" do Madredeus, me veio na cabeca a formulacao perfeita do que eu sou: "O fato de ser tao idealista me transforma em um realista."

Aos que estao acostumados com os posts "normais," peco desculpas pelo post reflexivo. Se a vida fosse somente acao sem reflexao estariamos perdidos. E nao estamos.

1 Comentarios:

Blogger JD said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Absurdo ninguém ter comentado este post.. Eu como só estou relendo "nosso" blog hoje, depois de 10 dias, me sinto frustrado com quão pouco ibope tem tido a reflexão.

Você é um realista convicto, mas ainda se permite sonhar. Acho que o meio termo é ser idealista nos sonhos e pragmático em sua implementação. Será que há contradição? Prefiro dizer que é dialético! "Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão" como ensina o filosofo Gessinger ou ainda como a pergunta de Sandman disputando um repente conceitual com o demonio Chorozzon, no qual a esperança vence a entropia... "O que seria do inferno, sem a esperança de retorno ao paraiso?"

Não estamos sem rumo. As vezes pegamos caminhos mais longos, as vezes atalhos, mas seguimos ouvindo Madredeus.

novembro 28, 2004 5:18 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com