terça-feira, novembro 09, 2004

Previdencia Social

Durante a campanha presidencial, Bush mencionou diversas vezes o seu plano para privatizar a previdencia social norte-americana ("Social Security"), criada pelo democrata Franklin Roosevelt na esteira do "New Deal". Para quem nao sabe como eh importante, o "Social Security" aqui eh tao profundo que funciona como uma especie de certificado de cidadania -- para conseguir um cartao de credito ou preencher qualquer documento oficial, o seu numero de identificacao no programa eh exigido.

Claro que Bush nao usa esses termos ("privatizacao"), mas sim algo que podemos traduzir como "sociedade de propriedade" ("ownership society") para resumir o seu plano de acao nesta area.

Jah estou cansado de discutir sobre as eleicoes norte-americanas (pelo menos por enquanto), mas resolvi escrever algo a respeito da previdencia social americana porque li um texto interessantissimo na New Yorker que trata do assunto e que, de alguma maneira, resume muito bem os argumentos dos dois lados do debate sobre o futuro da previdencia social. Esta discussao interessa ainda mais porque se aplica bem ao Brasil e as nossas preocupacoes sobre a reforma da previdencia e do tipo de auxilio da sociedade que queremos quando envelhecermos. Acho tambem que o tema fala diretamente com o topico do Mauricio sobre a progressiva desarticulacao da solidariedade e confianca na populacao dos EUA.

2 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

O Fabio Giambiagi, professor de economia na PUC-SP e autor de um influente livro sobre o assunto, publicou hoje no Valor Econômico um artigo no mínimo polêmico, dizendo que, se for descontado o valor da inflação, o gasto do governo brasileiro diminuiu moderadamente, comparando a década de 90 com a de 80. E os gastos com pensionistas aumentou consideravalmente. Se tiver interesse me avise, que eu escaneio ele.

novembro 10, 2004 11:15 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Tardo, mas não falho. Confere o http://poucosono.blogspot.com/

No sábado o Luis Nassif, comentarista econômico da Folha de São Paulo, desancou o artigo do Giambiagi.

novembro 14, 2004 5:51 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com