terça-feira, novembro 02, 2004

Dia de Finados

O dia 2 de novembro tem um significado muito especial no Mexico. O famoso "dia de los muertos" eh celebrado com muita festa, comida e alegria -- com um sentimento positivo por aqueles que se foram e pela graca de estarmos vivos, apesar de sabermos que eh apenas temporario e que, um dia, encontraremos novamente aqueles que amamos um dia e se foram.

O dia dos mortos tambem eh o dia das eleicoes norte-americanas. Especialmente no dia de hoje, o futuro do mundo estah nas maos de 100 milhoes de norte-americanos que se mobilizarao para votar. A democracia global nao eh aberta para todos -- tal qual o sistema de voto censitario, em que apenas uma oligarquia com posses tinha o poder de definir o futuro da maioria da populacao. Conversando com o Mauricio por e-mail, chegamos a conclusao de que o mundo atual parece muito com o mundo dos anos 30 e estamos muito preocupados com o que acontecerah, qualquer que seja o resultado da eleicao na superpotencia unica.

Sejamos um pouco como os mexicanos nesta data. Celebremos o pouco que alcancamos, a graca de estarmos vivos, a garra para continuar sobrevivendo. Que isso nao seja piegas, mas que seja genuino, de coracao.

O mundo, mais do que nunca talvez, precisa que sejamos otimistas e que pensemos em "cultivar nossos jardins" com entusiasmo e vontade de contribuir para o bem comum, qualquer que seja ele.

Os pequenos atos de coragem e perseveranca mudarao o mundo. Que o proximo dia 2 de novembro seja melhor do que o dia de hoje e assim sucessivamente.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com