sexta-feira, outubro 29, 2004

Khadji-Murát

Um império trava uma guerra num país distante, de religião muçulmana, e enfrenta ataques guerrilheiros da resistência local. Iraque? Afeganistão? Chechênia? Sim, Chechênia. Mas não a atual, e sim a de meados do século XIX, descrita pela pena de um escritor que lutou as guerras do Cáucaso, o conde Liev Tolstói. "Khadji-Murát" é uma pequena novela, de pouco mais de 100 páginas, que conta a vida e a morte de um líder checheno. Achei-a por acaso, na Saraiva, enquanto procurava por outros livros.

O enredo é simples: Khadji-Murát tem uma rivalidade de morte com outro checheno, que aprisionou sua família. Ele se bandeia para o lado dos russos, tentando conseguir que eles resgatem suas mulheres e filhos. Mas o império desconfia de seus motivos e o mantém sob vigilância, até o conflito final. O padrão de rivalidades tribais e disputas internacionais não mudou tanto assim no Oriente, provavelmente tramas semelhantes estão se desenrolando em Cabul, Falluja ou Bagdá.

Sendo Tolstói quem é, as descrições dos personagens e dos ambientes são magnifícas. Somos levados de uma cavalgada nas montanhas caucasianas ao Palácio de Inverno em São Petersburgo - o czar Nicolau I é retratado como um homem autoritário, mesquinho e degenerado. Os oficiais do Exército russo na Chechênia aparecem como anti-heróis, mais dignos de pena do que qualquer outra coisa: bêbados, arruinados por dívidas, ou simplesmente aristocratas indolentes disputando prestígio e glória em guerras distantes para ganhar pontos na Corte.

Também vamos ao interior das cabanas nas montanhas e a empatia que Tolstói sente pelos chechenos e outros povos do Cáucaso é evidente - o ex-oficial do Czar se tornou um pacifista convicto. Às vezes o mesmo episódio, como a destruição de uma aldeia, é retratado do ponto de vista dos dois lados do conflito. Para os russos, é apenas uma patrulha de rotina. Para seus inimigos, a experiência é outra:

"Ninguém falva sequer do ódio aos russos. O sentimento que experimentavam todos os chechenos era mais forte que o ódio. Não odiavam, mas simplesmente não reconheciam aqueles cães russos como homens. Era uma sensação de asco e estupefação ante a crueldade absurda daquelas criaturas, e o desejo de destruí-las, a exeplo do desejo de destruir os ratos, as aranhas venenosas e os lobos, era um sentimento natural como o instinto de conservação."

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com