sexta-feira, outubro 22, 2004

A Memória da Terra

Um dos projetos nos quais trabalho no Ibase tem como objetivo fazer um balanço da participação da sociedade civil nas políticas públicas do Brasil. Por conta dessas tarefas, tenho participado de reuniões e encontros com movimentos sociais, procurando sentir o pulso das mobilizações que acontecem atualmente em nosso estado. Como tínhamos poucas informações sobre o campo, entrei em contato com uma pesquisadora da Universidade Federal Rural, que acabou me convidando para assistir a um seminário sobre memória camponesa, que aconteceu no início da semana na UFRJ.

O evento reuniu homens e mulheres que formaram a liderança dos movimentos pela reforma agrária no Rio de Janeiro nos anos 50 e 60, antes do golpe militar e da instalação da ditadura. Eu sabia que tinha havido uma grande mobilização no nordeste, com as Ligas Camponesas, mas não fazia idéia da extensão das lutas pela terra em nosso estado, particularmente na Baixada Fluminense.

O seminário foi emocionante, os velhinhos estão na faixa dos 80 anos, mas conservam um bom humor incrível e uma determinação admirável. A maioria tinha pouca ou nenhuma instrução formal, contudo a política é uma grande escola - ensina a falar em público, apresentar idéias, manter a atenção da platéia. Gostei tanto da experiência que escrevi uma reportagem para o site do Ibase, que será publicada também na próxima edição do nosso jornal.

Hoje me reuni com uma indiana que levanta material no Brasil sobre participação, para sua tese de doutorado. Conversamos bastante sobre o cenário político brasileiro e sobre as numerosas semelhanças que encontramos entre nossos dois países, particularmente a dificuldade em transformar uma cultura autoritária numa democrática, e do modo como o Estado por vezes se considera acima da sociedade, etc.

O papo foi ótimo e ela me incentivou a procurar seu orientador nos EUA, que segundo ela é um apaixonado pelo Brasil e gostaria de me receber como estudante num eventual doutorado-sanduíche. Por que não? É caso a se pensar.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com