quarta-feira, novembro 10, 2004

A Batalha de Fallujah

Assim que as ultimas urnas fecharam na noite do dia 2 de novembro, os marines jah estavam a postos nos arredores da cidade de Fallujah para promover um ataque "decisivo" contra as forcas de guerrilha iraquianas. Enquanto escrevo este post, a batalha segue incansavel -- com os americanos vencendo pelas ultimas noticias das agencias internacionais.

Enquanto a guerra do Iraque transforma-se cada vez mais em um novo Vietnam, algumas questoes sao centrais: "conquistar" o tal triangulo sunita vai adiantar alguma coisa? Uma boa maneira de se perder uma guerra eh se concentrar nos detalhes enquanto o grande esquema vai se decompondo.

Um dos argumentos que ouco repetido a todo momento como uma forma de consolo pela derrota democrata eh que a vitoria dos republicanos deixa-os sem ter para onde fugir. A responsabilidade pelo resultado do debacle no Iraque eh totalmente deles. E, a medida que o tempo passa, as opcoes diplomaticas para essa crise diminuem profundamente. As forcas armadas norte-americanas estao tao comprometidas no Iraque, que vejo poucas possibilidades no futuro proximo de outras intervencoes militares. E, se eu fosse um moleque americano na faixa dos 16-25 anos estaria com medo. Muito medo.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com