segunda-feira, novembro 15, 2004

Globalizacao do Terrorismo? Ou Terrorismo da Globalizacao?

Hoje tive uma aula interessante que me fez pensar sobre a Historia mundial e mudanca (aquela aula que venho fazendo no Departamento de Politicas Publicas sobre "Globalizacao e Governanca Global"). O tema era terrorismo e ameacas globais a seguranca.

Uma coisa que eu acho engracadissima (alguns diriam tragica) sobre os norte-americanos eh a sua total falta de apreco pela Historia. Depois do 11/09, eles acham que tudo mudou e que o mundo mudou radicalmente. Acham que o terrorismo virou global, que apareceram mais fanaticos, que apareceram atores transnacionais, que boa parte do mundo passou de repente a nao gostar deles, que o Exercito norte-americano nunca torturou ninguem antes de Abu-Ghraib, entre muitas outras "surpresas" e "novidades".

Meninos e meninas, tenho noticias: Nao mudou coisa nenhuma -- nao ha absolutamente NADA de novo sobre a situacao pos-ataques. "Terrorismo" existe desde o Imperio Romano e em varias ocasioes a atuacao de militantes foi global (alguem se lembra do movimento anarquista, por exemplo); fanaticos o mundo sempre teve -- aos montes; atores transnacionais -- que tal o comunismo?; a America Latina (soh pra ficar por ahi) jah nao gosta muito dos EUA ha algum tempo...; quanto a tortura, bem...tres letras: CIA.

"Mas BB, outras coisas mudaram." Bom, tem a internet, diriam alguns. Mas acho que culpar a internet por problemas politicos no Oriente Medio e na Asia Central eh um pouco de exagero. Talvez o petroleo e a geopolitica tenham algo a ver com o problema...

Varios alunos ficaram assustados quando falei tudo isso. Mas tenho pensado ultimamente no que realmente mudou depois do 11/09 e fico abalado por nao saber exatamente o que. Confesso que tenho esse germe cetico implantado em meu cerebro, algo realista, algo cinico. Quando comecam a me dizer que as coisas mudaram muito, me vem imediatamente na cabeca o Fabrizio: "Mas titio, as vezes precisamos mudar para que as coisas continuem as mesmas..." Talvez essa seja a logica global do pos-11/09.

2 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Atualizei o meu post com o artigo do Giambiagi, dá uma olhada agora.

novembro 16, 2004 10:31 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mudou sim... Ao menos na forma. Afinal, desde o início do século XX, tem-se percebido um alargamento do escopo dos conflitos, não? Se as guerras mudaram e tornaram-se "totais", as ações terroristas ganharam em organização, informação e poder de destruição com os avanços tecnológicos de forma geral. Ganharam também visibilidade e com isso uma força extraordinária. Essa foi a grande mudança do 11/9, acredito eu, a visibilidade.
Dessa forma, a essência permanece, mas reinventa-se a embalagem, para não passar a impressão de retrocesso.
BB, esta é só uma contribuição bobinha... espero que vc esteja a-do-ran-do o seu Apple!
Beijos, Rapha

novembro 20, 2004 10:44 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com