terça-feira, novembro 16, 2004

O melhor cineasta do mundo?

Assisti ontem à "Má Educação" de Almodovar e adorei. O filme é muito bom, um noir estilo anos 40 plenamente adaptado para os dias de hoje. Um noir com as cores de Almodovar, por assim dizer. Esqueçam a história dos abusos sexuais em colégios católicos: esse é apenas um detalhe numa trama sobre mudanças de identidade, e como sempre no diretor espanhol, sobre o desejo. E embora os protagonistas sejam gays, não é um filme a respeito de homossexualismo. Se os personagens fossem hetero isso não alteraria em nada o desenrolar do enredo.

"Má Educação" é apenas mais um numa seqüência de filmes excelentes de Almodovar - "Carne Trêmula" e "Fale com Ela" para ficar só nos mais recentes. Domínio absurdo da narrativa, da música, das imagens. Fiquei pensando se existe algum cineasta hoje capaz de rivalizar com ele. Acredito que poucos: Zhang Yimou, Scorsese. Que outros vocês sugerem?

De resto, viajo depois de amanhã para o Chile. Vou participar de um seminário do IBASE em Santiago, no Fórum Social Chileno. Nosso palestrante será o ex-ministro da Fazenda do governo Allende. Ao mesmo tempo, ocorrerá no país a cúpula da APEC, bloco econômico do Pacífico, e uma visita de Bush. Em suma, promete ser interessante.


1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu voto para figurar na lista dos grandes cineastas vai para Tarantino e para um brasileiro genial, o Jorge Furtado. "O Homem que Copiava" tem um narrativa brilhante, rápida, pop, muito interessante.

Sobre sua estada no Chile, aproveite a chance de estar próximo do Bush e, por favor, faça um bem para a humanidade. No máximo vc vai pagar aquele mico de aparecer nos jornais como um manifestante ensandecido, mas vale a pena!!!!

beijos,
Leticia

novembro 19, 2004 12:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com