sexta-feira, novembro 19, 2004

Morris e Moore, Kane e Trump

Nao existe nada mais chato do que entrar em um blog e ver que um dos caras que o escrevem recomendam o mesmo site pela terceira vez. (In?)felizmente, nao posso deixar de recomendar isso.

Tenho a impressao de que Errol Morris eh o melhor documentarista dos EUA atualmente. Como alguns podem imaginar, esta eh uma declaracao polemica -- "e o Michael Moore?" diriam alguns. O Moore eh mais um polemista do que um documentarista, acho. Seu estilo eh legal, mas eh pouco intrigante. Gosto de documentarios que me deixam pensar nas implicacaoes do que foi dito e tracar minhas proprias conclusoes sobre o que aconteceu. Moore tende as vezes a tratar seu publico com um ar de superioridade que, por vezes, me incomoda.

Morris, ao contrario, raras vezes intervem no que mostra na tela. Mas ele participa o tempo todo, entrevista todos, edita, seleciona o mais interessante das pessoas. Eh um documentarista da natureza humana. Eh tambem eh um homem renascentista: alem dos filmes, produz comerciais (produziu toda a campanha norte-americana da Apple), programas para a televisao (varios documentarios para a PBS, a TVE daqui) e eh um ativista politico (criou uma serie de comerciais para a campanha de Kerry).

Ateh os seus projetos abortados sao interessantes. Atualizada no seu site, estah uma secao em que personalidades famosas discutem grandes filmes. O primeiro da lista eh Donald Trump discutindo "Citizen Kane" de Orson Welles -- mais ironico, impossivel.

Vamos fazer o seguinte -- eu paro de colocar links para o site do Errol Morris, mas os interessados criam um bookmark e passam a visita-lo com frequencia. Que tal?
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com