domingo, novembro 21, 2004

Grupo de Irmaos

Queria agradecer ao Sindico d'O Edificio pela excelente recomendacao a respeito da serie "Band of Brothers". Gosto muito de filmes de guerra e, em especial, a Segunda Guerra Mundial. Ha algum tempo queria assistir a serie, bastante aplaudida quando foi exibida pela HBO e vencedora de uma pa de Emmys e Globos de Ouro. Apos os exames qualificatorios e com um pouquinho mais de tempo, decidi que iria aluga-la e acompanhar as aventuras da Companhia "Easy". Por enquanto, assisti apenas aos quatro primeiros episodios (de um total de dez), mas jah estou viciado pela narrativa -- estou torcendo para que nao acabe depressa.

Eh uma serie respeitavel -- a producao eh realmente impressionante, mesmo os pequenos detalhes foram pesquisados (os uniformes, os carros, os avioes, os tanques, sao todos impecaveis). As cenas de batalha impressionam (o realismo eh do mesmo nivel do "Soldado Ryan") e eh impossivel nao se envolver com os dramas da guerra. Mas incrivelmente, o forte da serie nao estah na recriacao da guerra per se, mas em mostrar com franqueza os sentimentos gerados pela convivencia diaria de uma grupo em situacoes extremas. Rapazes de nao mais de 20 anos se veem de repente na Europa, tomando tiros de alemaes e tendo que confiar sua sobrevivencia a outros jovens com a mesma parca experiencia. A relacao entre os oficiais e os soldados eh tambem bem interessante -- a serie mostra como liderar um grupo nessas condicoes requer presenca de espirito e se baseia em um forte contrato nao-escrito: a obediencia vem da confianca, nao da forca.

Assim como o Sindico, recomendo "BofB" para todos que tenham algum interesse pelo assunto. E volto ao tema do meu ultimo post: o importante nao eh fazer um filme ou uma serie sobre "a guerra", mas sim sobre a natureza humana, "os homens na guerra". E essa eh a principal qualidade de "Band of Brothers".

3 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu acabei de ficar órfã da série, acabei de ver o último DVD, com os extras. Ver os verdadeiros "personagens" me deixou ainda mais apaixonada pelas vidas daqueles homens e seus dramas pessoais. A série é uma obra-prima, sem dúvida!

bjs,
Leticia

novembro 22, 2004 10:50 AM  
Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Realmente a série é perfeita. A Lelê já fez o comentário que eu iria fazer, sobre os Extras.

BB, a tendência é que cada episódio supere o anterior. Não sei se foi impressão minha, mas essa foi a sensação que tive a todo momento.

novembro 22, 2004 11:43 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caros, vi na TV chilena o último episódio da série e também adorei. O roteiro está incrivelmente ligado com o que tenho lido no curso do Lessa, inclusive o comportamento não heróico dos soldados americanos (fuzilamento de prisioneiros, por exemplo).

novembro 22, 2004 2:33 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com