sexta-feira, dezembro 17, 2004

A Ditadura de Gaspari

Um dos livros que estavam na minha lista de leitura brasileira era o quarto volume da serie escrita por Elio Gaspari sobre a Ditadura. Acabei de ler o ultimo (o que mais me interessava por razoes profissionais) e acho que depois de quatro livros posso fazer alguns comentarios preliminares a respeito.

(1) Os livros sao todos maravilhosamente escritos. (Para os amigos jornalistas que leem este blog: voces escrevem infinitamente melhor do que Cientistas Sociais em geral. Isto eh fato.) Gaspari nao soh tem um poder de sintese e narrativa impressionantes, mas tambem tem experiencia confrontando diferentes fontes e sempre apresentando criticamente versoes diferentes dos mesmos episodios. Pelo menos, parece ser uma aula de jornalismo investigativo para todos que acham que isso nao eh importante.

(2) Gaspari teve acesso aos principais arquivos do periodo. Para o quarto livro, ele conta principalmente com o arquivo de Heitor Ferreira (secretario do Geisel) e do Golbery. Fantasticas fontes historicas. Entretanto, acho Gaspari timidamente critico com relacao a essas fontes em especial. Como a narrativa eh centrada na triade Geisel-Heitor-Golbery, eh compreensivel que eles sejam mais "poupados". Mas ainda assim, acho que o livro ganharia mais se essas fontes nao fossem apresentadas como palavra final.

(3) A tese da anarquia da "tigrada" vs. a hierarquia militar eh muito interessante e tendo a concordar com ela. A tal dialetica da tigrada parece acertar na explicacao, mas geralmente sou implicante para argumentos fechados. Qualquer um que leia o livro, eh levado a acreditar que os momentos de confrontacao entre a "tigrada" e a hierarquia aconteceram extamente da maneira como Gaspari os descreve e os interpreta. Apesar disso ser a norma em qualquer estudo historico, preferia que outros trabalhos fossem publicados usando as fontes que Gaspari possui para uma visao diferente. Isso soh vai enriquecer o trabalho de Gaspari.

(4) A analise politica eh impecavel. Poucos livros sao tao ilustrativos de como funciona um periodo de transicao politica com as incertezas, idas e vindas, e os calculos dos atores. Acho que Gaspari dah uma aula de Ciencia Politica para quem quiser se aprofundar no tema das transicoes de regime politico.

(5) Por fim, mesmo bobo, vale o comentario: Qualquer livro que me mantenha acordado ateh altas horas lendo por prazer, merece toda minha admiracao.

1 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Li os três primeiros da série do Gaspari, mas ficou abaixo da minha expectativa. Ele escreve muito bem, mas a análise política é fraca, atribuindo os principais acontecimentos do perído às decisões de um ou outro general. Parece intriga de quartel. Achei bem inferior a livros como "Diálogos nas Sombras", de Kenneth Serbin ou "Em Busca do Povo Brasileiro", de Marcelo Ridenti, que tratam respectivamente da Igreja e da cultura durante o regime militar.

dezembro 17, 2004 2:54 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com