sexta-feira, janeiro 21, 2005

Preparando um sanduíche

Nesta semana conversei com meu orientador no doutorado sobre a temporada de estudos na Argentina e há boas novidades. O primeiro passo - e talvez o mais importante - foi resolvido. Já tenho uma orientadora em Buenos Aires. É uma cientista política que leciona na Universidad Torquato di Tella, na academia diplomática argentina e dirige a Fundação Centro de Estudos Brasileiros. Como o mundo das relações internacionais é uma conspiração, ela teve como assistente ninguém menos do que meu co-blogueiro BB.

- Prepare-se agora para enfrentar os colonos da CAPES - me avisou meu orientador.
- Por quê? Você acha que eles vão implicar com o fato de eu querer pesquisar sobre a Argentina em Buenos Aires?
- Claro, mas não te dirão dessa maneira. Os argumentos vão ser mais sofisticados. Por exemplo, "Na Di Tella não tem doutorado, por que você não pensa numa universidade na Europa ou nos EUA?".

Em todo caso, o IUPERJ firmou convênio com a Di Tella, criou um Observatório Político Sul-Americano e presta consultoria à Petrobras nessa área. O instituto tem necessidade de formar alunos especializados em América Latina o que ajuda nas discussões com a CAPES. Além disso, eu e meu orientador concordamos sobre a importância de analisar também a situação política em países como Bolívia, Chile e Ururguai, por conta de temas como as disputas em torno do gás natural e os conflitos sobre imigrantes ilegais.

Antes de tentar ensinar aos burocratas da pós-graduação as virtudes do trabalho de campo, preciso de um diploma oficial de espanhol como segunda língua. A prova é em maio e farei um preparatório no Instituto Cervantes, a partir do próximo mês. Vanderlei Luxemburgo pode achar que o castelhano tem uma notável semelhança com o português pronunciado incorretamente, mas receio que nesse aspecto a CAPES é menos tolerante do que o Real Madrid.

De resto, é aperfeiçoar o projeto de tese, que devo defender em março, e cursar a última matéria que falta para completar os créditos do doutorado. Se tudo correr conforme o planejamento, passarei o primeiro semestre de 2006 na Argentina.

4 Comentarios:

Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

janeiro 21, 2005 10:18 AM  
Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu querido, parabéns!!
Nesse sentido, tenho certeza que a Di Tella é ainda pior que a Capes. O Mariano, meu amigo argentino que fez pós em RI lá, me contou outro dia que eles não contratam professor que tenha feito doutorado fora do eixo EUA-Europa. Dei um escândalo. Como é que pode isso, meu Deus??
E por que será que quando li "Vanderlei Luxemburgo" no seu post entendi "Wanderley Guilherme dos Santos"? Hahaha! Cheguei a ficar uns segundos tentando entender porque ele teria dito isso...
Beijão!

janeiro 21, 2005 10:20 AM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Em última análise, acho que mesmo com toda a sua capacidade intelectual e estratégica, você seria péssimo técnico de futebol... Hehehe.
Parabéns, companheiro!

janeiro 21, 2005 12:05 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Outra boa dica é chegar lá dizendo: "las malvinas son inglesas" Causa uma boa impressão!

Helvécio

janeiro 22, 2005 12:18 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com