domingo, janeiro 23, 2005

O sebo dos meus sonhos...

Hoje de manhã, bem cedo ainda, fui a um sebo que já conhecia, e já tinha ido muitas vezes, mas não lembrava. Fica numa galeria escura e apertada, como as lojinhas do Saara. O dono é um cara muito gente boa, que atochou seu parco espaço completamente com livros, deixando quase nenhum espaço para os clientes circularem. Como numa mina. Nenhuma consideração estética, nenhuma vitrine, nada para chamar atenção, a não ser os livros e revistas (as revistas em especial me fascinam, tem Reader's Digest dos anos 50, especial da Revista Cruzeiro sobre a Copa de 50). Volta e meia eu vou lá garimpar e sempre fico fascinado.

Neste sebo - não me lembro as outras vezes que lá estive, mas tenho certeza que foram várias - nunca encontrei nada que quisesse especificamente. Mas sempre tem dezenas de coisas que eu desejo. Não, não ficou claro! Sempre tem coisas que eu passo a desejar depois que vejo, mas que nunca tinha me dado conta antes que 'queria' tanto. Por exemplo, a coleção completa (ou quase) da revista formatinho do Batman, na época em que o Robin ainda era o Jason Todd (no numero 10, ele é um trombadinha roubando os pneus do Batmóvel). Eu emprestei essa coleção na aburrecência e nunca mais vi.

Mas o que eu comprei mesmo é mais incrível. O dono não acreditou quando eu preenchi o cheque, de R$ 570,00, sem pechinchar (ele não lembrava de mim, acho) para pagar a coleção completa da revista do Tio Patinhas, encadernada em 37 volumes, com a vagabunda capa dura azul e com letras douradas na lombada. Uma pechincha. O dono me disse que comprou de um professor do Colégio Metropolitano no Méier e se desculpou por não poder me ajudar a carregar, pois estava sozinho na loja. Fiquei algum tempo preocupado, olhando a coleção e me perguntando como levar aquilo para casa, sem ter a mais vaga idéia de que aquilo não era um problema at all.

Infelizmente acho que o cheque nunca será descontado, mas mesmo assim, poucas vezes acordei tão feliz. Acho que preciso de um José, como o do Velho testamento, que se candidate a explicar essas coisas para mim...

3 Comentarios:

Blogger JD said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

BB, você que levou a Biblia para os EUA como primeiro livro a ser lido no exílio (lestes?) e agora está lendo o TAO, não se candidata a José?

janeiro 23, 2005 2:02 PM  
Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fala Daniel.

Só estou curioso em saber qual foi a história que você contou para a Rapha quando chegou em casa com 37 volumes-azuis-mofados e menos R$ 570,00.

janeiro 24, 2005 9:23 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Excelente. A águia pousou. Amanhã é o batizado.

janeiro 24, 2005 10:51 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com