segunda-feira, dezembro 26, 2005

A Revolução será blogada?


Estou de folga no trabalho até semana que vem, mas uma amiga me ligou no celular para anunciar que serei enviado à Venezuela, no fim de janeiro, para desempenhar algumas atividades no Fórum Social Mundial, que ocorrerá em Caracas. Já sabemos que a revolução não será televisionada, mas pode ser que seja blogada.

Espero que meus chefes confirmem a notícia, porque estou muito curioso para ver de perto o que está acontecendo na Venezuela, com todos os conflitos políticos em torno do governo Chávez. Também gostaria de acompanhar seus programas sociais e conhecer em mais detalhes seus projetos de integração para a América do Sul.

A Venezuela solicitou ingresso no Mercosul há poucas semanas. A decisão é polêmica, porque o país já faz parte de outro bloco regional - a Comunidade Andina de Nações (CAN) - e em tese precisaria optar por um, porque ao que me consta as tarifas dos dois blocos são incompatíveis. Mas como a CAN é uma bagunça e o Peru já tinha mandado as normas comerciais para o espaço durante o governo Fujimori, pode ser que Chávez dê um jeitinho.

Com o preço do petróleo na estratosfera, a Venezuela está com os cofres cheios. Chávez tem utilizado esses recursos para implementar políticas sociais, algumas excelentes (como o programa de médicos de família e o combate ao analfabetismo) e para fomentar a integração latino-americana, inclusive através da compra de US$1 bilhão em títulos da dívida pública da Argentina. Na prática, Caracas e Buenos Aires viraram um contraponto às, digamos, tentações hegemônicas do Brasil.

Ao mesmo tempo, a Venezuela se envolveu numa série de conflitos com a Colômbia, que vão desde o apoio às guerrilhas daquele país até a diminuição do comércio bilateral por conta da reformulação de cadeias produtivas da indústria petrolífera. E, claro, há as disputas sem fim com os EUA e toda a tensão resultante disso, ainda mais agora que um político com perfil semelhante a Chávez foi eleito presidente da Bolívia.

Houve eleições legislativas na Venezuela no início do mês. A oposição se recusou a participar e o resultado foi uma tremenda vitória para Chávez no parlamento - mas com uma abstenção altíssima, de 3/4 do eleitorado, que torna a legitimidade da votação bastante frágil. O Fórum Social é um evento de importância internacional e acredito que a oposição vai aproveitar a oportunidade para botar o bloco na rua e fazer barulho, chamando a atenção para suas bandeiras.

Em resumo, não é exatamente o lugar mais tranqüilo do continente. Mas deixei a racionalidade em casa quando escolhi ser cientista político. Nossa diferença com relação a outros colegas, como geólogos, é que nós mergulhamos nos nossos vulcões. Deus nos proteja, caso não esteja muito ocupado com o Iraque.

1 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

O documentário sobre o fracassado golpe contra Chavez a que você faz menção é bem interessante, apesar de difícil de ser encontrado em locadoras. Para quem quiser assití-lo aí embaixo está o link para fazer o download de uma cópia "bootleg". A qualidade da imagem é ruim, mas ainda assim é melhor do que nada.

http://www.mininova.org/tor/42290

janeiro 09, 2006 10:44 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com