quarta-feira, dezembro 21, 2005

A Cerimônia de Premiação

Ontem passei o dia em Brasília, para a cerimônia de entrega do Prêmio América do Sul. Cheguei cedo e fui visitar meu irmão no Ministério da Saúde. Depois de vermos a atração turística local - o empresário Sebastião "Mensalinho" Buani, do restaurante do térreo - fomos fazer hora na Praça dos Três Poderes. Vimos um vídeo bizarro e divertidíssimo no memorial da cidade, que afirmava que os moradores de Brasília são a reencarnação dos Antigos Egípcios (!!!) e conversamos sobre as guinadas que nossas vidas deram nos últimos dois anos.

O prêmio foi entregue no Palácio do Itamaraty, pelas mãos do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, por coincidência um velho amigo do meu orientador no doutorado. Tiramos as fotos tradicionais recebendo os certificados - posei com o embaixador ao lado de um busto de José Bonifácio, patriarca da Independência.

Assinamos o contrato com o Itamaraty cedendo por três anos os direitos autorais dos textos. A embaixadora Maria Stella, que preside a Fundação Alexandre de Gusmão - o órgão do MRE que cuida das pesquisas acadêmicas - disse que nossos ensaios serão publicados em livro no primeiro semestre do próximo ano. Irão inaugurar uma nova coleção a ser editada pela fundação.

Conversei com os diplomatas sobre as iniciativas de aproximação entre o Itamaraty e as universidades. O ministério está implantando alguns programas muito interessantes, de contratar acadêmicos para fazer levantamentos de campo sobre a situação de alguns países. O primeiro será uma nação que me é especialmente querida: a África do Sul.

Fui o único homem entre os premiados, o que mostra que as mulheres entraram com força no campo das relações internacionais. Nada surpreendente, pois elas dominarão o mundo - melhor para o mundo. Uma das premiadas é jornalista e professora da UFMG, a outra é advogada e especialista em relações internacionais, e trabalha no Ministério do Desenvolvimento. Descobrimos que já nos conhecíamos, pois havíamos participado de um seminário em São Paulo sobre política externa brasileira.

Almocei no Congresso com meu irmão e amigos cariocas que agora trabalham no MEC. O papo foi principalmente sobre as vantagens e desvantagens de morar em Brasília. Há poucas semanas fui sondado por uma consultoria na capital. Em outras circunstâncias teria sido uma forte tentação, mas recém-mudado e com o doutorado ainda pela metade, nem pensar. Mas no futuro, quem sabe? Do modo como minha carreira se desenvolve, cedo ou tarde terei que considerar a sério a opção de ir para Brasília.

À tarde, fiz a visita guiada pelo Itamaraty e aproveitei para passar na livraria da Funag e fazer a festa. Comprei várias obras importantes para minhas aulas e pesquisas, estudos sobre as relações do Brasil com Alemanha, França, Portugal e com a Comunidade Andina das Nações.

Hoje é meu último dia de trabalho de 2005, ano que foi certamente o mais intenso da minha vida. Quando conseguir descansar um pouco a cabeça, arriscarei um balanço dele.

4 Comentarios:

Anonymous Luiz said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

mauriício, mais uma vez parabéns. E adorei: "elas dominarão o mundo. Melhor pro mundo", mesmo. Abraço.

dezembro 21, 2005 11:23 PM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Grande Luiz,

parece que o prêmio rola de novo em 2006. Desnecessário dizer que você é fortíssimo candidato. Nós homens precisamos de quem nos defenda diante da hegemonia feminina, ainda que eu ache que elas vão mudar o mundo para melhor.

Abração

dezembro 22, 2005 1:34 PM  
Blogger Claudia said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caríssimo!
Parabéns mais uma vez! E o Itamaraty é um lugar sensacional. Acredito que seu passeio guiado tenha sido bem mais legal do que o meu, afinall eu era uma premiada e sim, uma simples turista.... rs
Fiz questão de tirar foto do Meteoro de dentro do prédio, para não deixar dúvidas para ninguém de que estive por lá!...
Beijo grande, boas 'férias' e um ótimo Natal!
Até!

dezembro 22, 2005 9:34 PM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Oi, Claudia.

O Itamaraty é realmente muito bonito, uma combinação fantástica de arquitetura/esculturas modernas e pinturas tradicionais. Mas o visitei como simples turista, orgulhoso da beleza dos traços de Niemeyer, dos jardins de Burle Marx.

Beijos

dezembro 25, 2005 4:51 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com