sábado, novembro 26, 2005

Cinema, Aspirinas e Urubus



Um alemão fugido da Segunda Guerra Mundial roda o sertão vendendo aspirinas, usando o cinema como recurso para chamar o público. Em suas andanças, dá carona a um homem que quer sair da região e tentar a sorte no Rio de Janeiro. Assim nasce uma amizade entre duas pessoas bastante diferentes e um filme brasileiro que consegue tratar da temática da seca de maneira original.

Desde o Cinema Novo os diretores brasileiros transformaram o sertão e a favela no centro de seus filmes. Denúncia da miséria e da violência, mas também às vezes uma visão idealizada, que enxerga nesses dois espaços um país mais "puro", não-contaminado pelos males da modernidade - há uma brilhante análise desse tipo de romantismo no livro "Em Busca do Povo Brasileiro - Artistas da Revolução, do CPC à Era da TV", do sociólogo Marcelo Ridenti.

"Cinema, Aspirinas e Urubus" tem um certo parentesco com "Baile Perfumado", porque inova no tratamento desse tema, mostrando o diálogo entre o moderno - a própria guerra, que acaba chegando ao sertão, o cinema, os hilariantes anúncios de aspirina (parece que à época ela era usada não só para combater dor de cabeça, mas como uma precursora do viagra e do prozac) - e a aspereza do clima e da pobreza, simbolizada pelos urubus. Ponto para o diretor Marcelo Gomes, que faz uma bela e promissora estréia em longa-metragem.

Vale destacar também o ótimo desempenho do ator João Miguel, que interpreta o retirante Ranulpho como um tipo amargurado e ressentido, de humor sarcástico, que despreza o próprio país e seu povo. Contraste com as músicas e cinejornais de tom ufanista do Estado Novo, que louvam as grandezas de um Brasil que só existe na propaganda oficial.

Outro lançamento brasileiro que conferi foi "O Fim e o Princípio", documentário de Eduardo Coutinho. Não gostei. Coutinho repete sua fórmula habitual: conversas com pessoas comuns numa comunidade marginalizada, desta vez um povoado no interior da Paraíba. São histórias de vida sofridas, de gente muito pobre, isolada.

4 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Jura?! Não era um filme sobre a dor de cabeça dos torcedores do Flamengo nesta reta final de Campeonato Brasileiro? Hmmm... Tá legal, então. Me convenceu. Vou ver. Abração!

novembro 26, 2005 8:18 PM  
Anonymous nica said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Queria ter visto 'Cinema...' no Festival de Londres mas não consegui, e não sei se vai passar nos cinemas normais aqui. :P

novembro 28, 2005 9:59 AM  
Blogger Grand Canyon Tours By Vegas Tours said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hi, The theme of your blog made me curious to stop by and check out your blog, its interesting. Feel free to check out my new site for when you get a chance It has all kinds of stuff for The **Grand Canyon** The new website is: **www.vegastours.com** Have a Nice Day and enjoy!

abril 04, 2006 9:07 PM  
Blogger Grand Canyon Tours By Vegas Tours said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hello, your blog was interesting, in return I would like to share my information on **Grand Canyon Tours** VegasTours.Com is offering Incredible prices on **Grand Canyon Helicopter** and **Grand Canyon Airplane Tours** Stop by when you get a chance and visit us at **www.VegasTours.com** Have a great day.

abril 13, 2006 9:01 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com