sábado, novembro 26, 2005

Cinema, Aspirinas e Urubus



Um alemão fugido da Segunda Guerra Mundial roda o sertão vendendo aspirinas, usando o cinema como recurso para chamar o público. Em suas andanças, dá carona a um homem que quer sair da região e tentar a sorte no Rio de Janeiro. Assim nasce uma amizade entre duas pessoas bastante diferentes e um filme brasileiro que consegue tratar da temática da seca de maneira original.

Desde o Cinema Novo os diretores brasileiros transformaram o sertão e a favela no centro de seus filmes. Denúncia da miséria e da violência, mas também às vezes uma visão idealizada, que enxerga nesses dois espaços um país mais "puro", não-contaminado pelos males da modernidade - há uma brilhante análise desse tipo de romantismo no livro "Em Busca do Povo Brasileiro - Artistas da Revolução, do CPC à Era da TV", do sociólogo Marcelo Ridenti.

"Cinema, Aspirinas e Urubus" tem um certo parentesco com "Baile Perfumado", porque inova no tratamento desse tema, mostrando o diálogo entre o moderno - a própria guerra, que acaba chegando ao sertão, o cinema, os hilariantes anúncios de aspirina (parece que à época ela era usada não só para combater dor de cabeça, mas como uma precursora do viagra e do prozac) - e a aspereza do clima e da pobreza, simbolizada pelos urubus. Ponto para o diretor Marcelo Gomes, que faz uma bela e promissora estréia em longa-metragem.

Vale destacar também o ótimo desempenho do ator João Miguel, que interpreta o retirante Ranulpho como um tipo amargurado e ressentido, de humor sarcástico, que despreza o próprio país e seu povo. Contraste com as músicas e cinejornais de tom ufanista do Estado Novo, que louvam as grandezas de um Brasil que só existe na propaganda oficial.

Outro lançamento brasileiro que conferi foi "O Fim e o Princípio", documentário de Eduardo Coutinho. Não gostei. Coutinho repete sua fórmula habitual: conversas com pessoas comuns numa comunidade marginalizada, desta vez um povoado no interior da Paraíba. São histórias de vida sofridas, de gente muito pobre, isolada.

2 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Jura?! Não era um filme sobre a dor de cabeça dos torcedores do Flamengo nesta reta final de Campeonato Brasileiro? Hmmm... Tá legal, então. Me convenceu. Vou ver. Abração!

novembro 26, 2005 8:18 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Queria ter visto 'Cinema...' no Festival de Londres mas não consegui, e não sei se vai passar nos cinemas normais aqui. :P

novembro 28, 2005 9:59 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com