segunda-feira, novembro 07, 2005

Os Justos


Ontem vi "Os Justos", peça de Albert Camus que está em cartaz no Teatro Leblon, dirigida por Moacyr Góes com Ângelo Paes Leme e Caio Junqueira à frente do elenco. A história, baseada num caso real, é ambientada na Rússia czarista e foca um grupo de jovens revolucionários que planeja assassinar o tio do imperador.

A discussão sobre terrorismo levantada por Camus é atualíssima: os fins justificam os meios? Uma causa, por mais nobre que seja, justifica a destruição e a morte de inocentes? Na peça, o dilema se apresenta pelo conflito entre dois homens: Stepan, um terrorista endurecido pela prisão, tortura e exílio, que acredita não haver limites éticos para a luta em defesa de suas idéias; e Yanek, de uma personalidade mais romântica e arrebatada, consumido por suas dúvidas quanto aos fins justificarem os meios. A pesonagem mais interessante talvez seja Dora, a mulher que fabrica as bombas para o atentado, e cujas opiniões e sentimentos se transformam ao longo da peça.

Camus escreveu "Os Justos" em 1949 e aqui e ali parece haver um eco da terrível luta contra o nazismo. Mas o tema abordado se encaixa muito bem em várias outras situações: os combates pela independência da Argélia, a resistência às ditaduras militares na América Latina, as guerras no Vietnã e no Iraque etc.

Não faz muito, vi no cinema uma reapresentação da "Batalha de Argel", o clássico sobre a luta argelina, que defende o terrorismo sem restrições, como uma arma legítima. Gostei mais de Camus e sua visão das zonas de sombra que espreitam os combates e os corações dos militantes políticos.

3 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Oi Maurício. td bem? Parabéns, achei seu blog por acaso e achei ele perfeito. Sou colunista do www.criticando.com br e fiquei encantado com sua forma literária. Muito bom mesmo!

kdomax@yahoo.com.br
Max

novembro 07, 2005 7:55 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olá, Maxsuell.

Que bom! Estou tentando entrar no seu site, mas ainda não consegui acessá-lo. Meu micro diz que o endereço não existe!

Abraços

novembro 09, 2005 5:15 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Deve ser porque falta um ponto entre o com e o br. ;)

novembro 09, 2005 11:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com