quinta-feira, novembro 03, 2005

Crash


Mais cinema: após uma epopéia por um Rio de Janeiro caótico por causa da chuva, acabei vendo Crash – No Limite. Fez bastante sucesso no circuito independente americano e sua estrutura de pequenas histórias se entrecortando por Los Angeles tem um certo parentesco com filmes como “Short Cuts – Cenas da Vida”, “Grand Canyon – ansiedade de uma geração” e “Magnólia”. Pela temática do ódio racial, lembra um pouco a obra de Spike Lee, sobretudo “Faça a Coisa Certa”.

A história gira em torno de um conjunto de moradores de LA cujas vidas entram em contato após o roubo de um automóvel de luxo. Os personagens: o promotor da cidade e sua esposa; dois assaltantes; uma família iraniana proprietária de uma pequena loja, um chaveiro de origem hispânica e sua filha, dois policiais de rua, um casal negro rico e um dupla de detetives.

Mas apesar de cenas interessantes e bons personagens, Crash não decola. Falta a sensibilidade dos outros roteiristas e diretores, as situações são forçadas e artificiais.

O elenco é muito bom, com destaque para Don Cheadle (de Hotel Ruanda) que interpreta um detetive honesto, atormentado com o irmão assaltante. Cheadle também é produtor do filme e parece que sua intenção foi criar um libelo anti-racista. Às vezes funciona, em especial ao tratar da relação da polícia com os negros. Mas em geral acaba tendo o efeito contrário, porque o roteiro confirma vários dos esteriótipos racistas. Algo como “se não sujar na entrada, suja na saída”.

4 Comentarios:

Anonymous Ceticismo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Gostei muito do texto. Exelente!

novembro 04, 2005 8:07 AM  
Anonymous Ceticismo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Gostei muito do texto. Exelente!

novembro 04, 2005 8:07 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Splogs clog blogosphere
Spammers are spewing their wares across the blogosphere, that part of the Internet where millions ... The readership of blogs has exploded in the last 18 months," and with it the popularity of splogs, said Jason Goldman, product manager for Blogger, which is owned by Google Inc.
Find out how to buy and sell anything, like things related to how to repair a road bicycle on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like how to repair a road bicycle!

novembro 04, 2005 12:21 PM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ceticismo,

obrigado. Finalmente consegui postar uma imagem do filme. Aliás, creio que em breve teremos uma versão francesa...

Abs

novembro 04, 2005 1:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com