quarta-feira, novembro 02, 2005

Soldado de Deus


 Posted by Picasa

Tirei duas semanas de férias para resolver os detalhes finais da reforma do meu novo apartamento (devo me mudar no próximo feriadão, em 10 dias) e aproveito o restinho desse tempo para conferir os lançamentos do cinema brasileiro. Ontem fui ver um documentário recomendado por meu irmão. "Soldado de Deus", de Sérgio Sanz, aborda o integralismo a partir dos depoimentos de ex-participantes e análises de cientistas sociais.

O primeiro grupo é de longe o mais interessante. O integralismo teve seu auge nos anos 30, de modo que mesmo os jovens daquela época já são senhores (e senhoras, pois o movimento foi pioneiro em mobilizar politicamente as mulheres) de bastante idade. A maioria é inteligente e articulada para defender suas posições.

O que mais se destaca, pelo menos em retrospectiva, é lado mais conservador, de culto à Virgem Maria, valorização da família, e de um patriotismo meio ingênuo, na linha educação moral e cívica. Ok, é parte do ideário integralista, mas duvido que tenham sido esses valores que colocaram nas ruas um número de militantes estimado em até 500 mil, e isso nos anos 30, quando os meios de comunicação eram bem mais deficientes do que os atuais.

Não acredito que homens de inteligência fora do comum, como d. Hélder Câmara, Alceu Amoroso Lima, Vinicius de Moraes e Santiago Dantas fossem atraídos por um programa vovó-beata como esse. Havia um componente revolucionário no integralismo, de crítica aos valores tradicionais da elite brasileira. Mas isso não é algo que aparece com força no filme.

O documentário defende uma posição interessante de que o integralismo continuou a exercer influência na política brasileira, mesmo depois do fracasso de golpe de 1938. A tese é que Plínio Salgado, embora com menos peso, permaneceu sendo um líder a quem os presidentes procuravam por apoio - JK é citado, e claro que os golpistas de 1964 tinham muito em comum com os seguidores do anauê.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com