quinta-feira, novembro 10, 2005

Vespertino

Nesta semana foi lançado o Q!, jornal vespertino – isto é, colocado à venda no fim da tarde. Quando foi a última vez que tivemos um órgão assim no Rio de Janeiro? Nos anos 60? Não tenho certeza. A propaganda do Q! defende a idéia de que certas notícias são importantes demais para que o leitor espere até o dia seguinte.

Será mesmo? Afinal, com a cobertura ao vivo por rádio e TV, para não falar da internet, como os jornais impressos podem competir em termos de rapidez e agilidade? Em tese, oferecendo análises mais detalhadas e aprofundadas das principais notícias do dia. Mas é um modelo em crise e no mundo todo cai o número de leitores de jornal.

Comprei o Q! Movido pela curiosidade e fiquei decepcionado. O conteúdo do jornal é superficial demais, frio, e contraditório com relação à propaganda. Na edição que li, a matéria principal era uma entrevista com Falcão do Rappa, na qual ele falava de seu namoro com Deborah Secco. Eu podia esperar até o dia seguinte para saber disso. Quem sabe até o século seguinte.

O jornal vem em formato tablóide e é pequeno. Comecei a leitura na estação Siqueira Campos do Metrô e terminei duas paradas depois, em Botafogo. E eu que achava que ia durar até o fim da Linha 1, na Tijuca...

Mas boa sorte ao Q!. Espero que o jornal consiga consolidar um noticiário ágil para o formato vespertino.

3 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

"Na edição que li, a matéria principal era uma entrevista com Falcão do Rappa, na qual ele falava de seu namoro com Deborah Secco. Eu podia esperar até o dia seguinte para saber disso. Quem sabe até o século seguinte."

:)

novembro 10, 2005 6:51 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Aqui tem um jornal vespertino muito popular e tradicional, o Evening Standard. Mas ele é tabloidão em termos de tratamento de conteúdo também, ainda que a matéria de capa normalmente seja algum assunto sério.

novembro 11, 2005 12:47 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

tenho dado uma olhada nas capas do Q! ao longo destes últimos dias, mas não saiu muito da linha Falcão-ama-Deborah. Assim fica difícil.

Abs

novembro 11, 2005 4:55 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com