sexta-feira, setembro 09, 2005

ONU na Berlinda


No próximo dia 14 começa a Cúpula Mundial da ONU que discutirá a proposta de reforma da instiuição apresentada pelo secretário-geral Kofi Annan. As perspectivas são ruins e o encontro corre o risco de ser um fracasso completo.

Bush aproveitou o recesso do Congresso dos EUA para nomear John Bolton como embaixador nas Nações Unidas. A escolha provocou protestos, pois se trata de um crítico feroz dos acordos de desarmamento e da própria ONU. Bolton propôs de última hora 750 emendas ao documento que será apresentado como resultado da Cúpula, retirando as menções aos temas sociais, como as Metas do Milênio, e focando no combate ao terrorismo.

Para piorar, Annan está com a credibilidade na lama depois da corrupção no programa petróleo por comida, que envolveu seu próprio filho. O escândalo reforçou as posições da direita americana, que ataca a ONU como uma instituição burocrática e ineficaz.

E o Brasil? Na segunda-feira assisti a uma palestra do embaixador Antônio Patriota, o número 3 na hierarquia do Itamaraty e autor de um excelente livro sobre o Conselho de Segurança. Patriota defendeu a versão oficial de que a entrada brasileira no CS é certa, mas ao mesmo tempo admitiu que EUA e China vetarão novos membros. Na verdade, nem a União Africana apóia a iniciativa brasileira.

Tremenda derrota, ainda mais à luz dos métodos torpes usados pelo Brasil para tentar ganhar apoio das grandes potências.

4 Comentarios:

Blogger Unknown said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu juro que não consigo compreender essa ambição. Não conseguimos nem o apoio da América Latina quando pedimos.
Ah, antes que eu me esqueça, alguém viu o Extra de hoje: falava do Severino e do, errrr, Odorico discursando na (porta da) ONU.

setembro 09, 2005 8:08 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, foi bom ter ver hoje lá no Iuperj rapaz. E o seu amigo, foi bem?
Abraços
Paulo

setembro 10, 2005 7:54 PM  
Blogger Anjo Mecânico said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Vivemos em um tempo em que a manutenção das ilusões parece ter perdido a importância. Por que será? O que isso pode significar? O que se deve esperar disso?

setembro 11, 2005 11:37 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

acho que pesaram duas coisas:

1- O desejo dos diplomatas por uma posição que reforçasse o prestígio internacional do Brasil.

2- O fato do presidente Lula usar a política externa como um palanque para ganhar popularidade como um líder dos países em desenvolvimento (quem não o conhece, que o compre).

Paulo, também gostei de ter te encontrado. O Helvécio fez boa prova, espero que você também tenha ido bem. Encontrei outros alunos do Clio, você sabe se houve mais alguém da UCAM?

Abraços

setembro 12, 2005 10:17 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com