domingo, setembro 04, 2005

Sem Casaco em Brasília


Ontem meu irmão se mudou para Brasília. Irá trabalhar como advogado da União, no Ministério da Saúde. No aeroporto, enquanto esperávamos a chamada para seu vôo, contei a ele sobre uma conversa que tive no início da semana com um homem que exerceu vários cargos na capital:

"Quem chega em Brasília passa por 3Ds: deslumbramento, decepção e desespero. As pessoas às vezes perdem a noção da realidade. É a Corte, o ambiente em que ninguém quer trazer más notícias, em que tudo está muito isolado da vida real. Alguns passam a acreditar nessa fantasia, outros se tornam cínicos."

O melhor, claro, foi o comentário da minha mãe após o embarque do filho caçula: "Ele esqueceu o casaco! Como é que ele vai ficar em Brasíla sem o casaco?".

Sentirei falta do meu irmão, mas estou muito feliz por ele, acho que é uma grande oportunidade, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. Ontem à tarde ele telefonou para dizer que chegou bem e que estava olhando a Esplanada dos Ministérios da janela do hotel. "Primeiro D", brinquei.

Segui cuidando da vida, fui ao cinema e a uma festa. Em todos os lugares as pessoas me perguntavam quando irei também para Brasília - como se já estivesse decidido que um dia me mudarei para lá. Dei a todas a mesma resposta: primeiro quero terminar meu doutorado, depois penso no que serei quando crescer. Além disso, meu novo apartamento está quase pronto, as obras já acabaram, a pintura segue avançada e só falta o sinteco. Santa Teresa continua linda, mesmo que meus amigos e parentes andem dispersos pelo mundo.

3 Comentarios:

Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu tô voltando, hein? E pra Santa Teresa!

setembro 05, 2005 4:25 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

BB,

Grazie mille. Ele vai precisar de toda fortuna e virtú que conseguir.

Ju,

finalmente alguém que volta ao Rio! Estou cansado de escrever sobre pessoas partindo daqui!

Bjs
Maurício

setembro 05, 2005 1:35 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Que nada, rapaz. Embora para quem vá mexer com política (e são poucos) o segundo D seja inevitável, o restante das pessoas que vêm para cá estão bem felizes, até mesmo os - pasmem - cariocas. Brasília já não é mais a mesma...

rmx
rmx.blogger.com.br

setembro 06, 2005 4:30 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com