terça-feira, agosto 30, 2005

Heroína Nacional


Sou um homem doente. Vejo "América". Não há justificativa para isso: a novela é péssima, com atuações que quase sempre deixam a desejar, personagens esteriotipados, diálogos chinfrins e um núcleo mexicano que deveria ser preso antes de causar incidentes diplomáticos com um país irmão. Mas sou um homem doente. Não esperem racionalidade de meu comportamento.

"América" era protagonizada por uma imigrante brasileira nos EUA, cujo grande amor era um peão do mundo dos rodeios de São Paulo. Quer dizer, acho que é São Paulo, porque o sotaque do interior genérico da Globo não me deixa ter certeza. A trama original foi para o espaço: Deborah Secco não emplacou e Murilo Benício tem menos expressão facial do que o Boi Bandido. Mas a novela precisa permanecer no ar.

Ora, mas aí está o grande barato. Gloria Perez não tem compromisso nenhum com a coerência e isso é divertidísismo para o espectador, porque ela ajusta a história conforme a reação do público, colocando determinado personagem em evidência, mandando outro para escanteio e alterando completamente o eixo da novela.

Se você mora no Brasil (o que não é o caso para alguns dos leitores deste blog) já deve saber que temos uma nova heroína nacional: a Lurdinha. Cleo Pires é muito bonita, mas não tanto quanto Juliana Paes. Ah, OK: na novela Juliana interpreta uma falsa crente (!) e passa a maior parte do tempo mais coberta do que uma religiosa afegã (!!!).

Mas é claro que Cleo virou uma estrela por conta de seu personagem: uma ninfeta espevitada que conquista o coração do tio Glauco (Edson Celulari), fazendo-o abandonar mulher, amante, mudar o visual etc. Podemos argumentar que Cleo Pires é a principal contribuição de seu pai Fábio Jr. à cultura nacional, embora eu aceite as ressalvas de que a performance dele em "Bye Bye, Brasil" merece um segundo lugar honroso.

Todos os quarentões frustrados que assistem à novela devem andar com a libido a mil pelas fantasias despertadas pela Lurdinha. Como diz meu amigo F. (que pediu anonimato em função de exercer importantes cargos acadêmicos e por isso não poder ser flagrado vendo novela), o nome Maria de Lurdes tem implicações Rodrigueanas. As hordas masculinas humilhadas pelo comercial da Sukita agora vivem sua desforra.

Entusiasmo dos homens de meia idade à parte, prevejo sangue e sofrimento para o casal Glauco-Lurdinha. O público feminino quer vingança. A ordem familiar foi perturbada e Glauco terá que perecer no Vale das Lágrimas, até se regenerar. Se bobear, restaura até o topete.

De minha parte, acho a moral familiar muito chata. Viva a Lurdinha!

PS - Hoje à noite tenho uma festa e não verei a novela. Alguém pode assistir ao capítulo desta terça e me contar o que aconteceu?

7 Comentarios:

Blogger Velvet said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pode deixar que eu assisto! hahahahahaha E se depender de mim, a Lurdinha fica com o Galuco no final! Haydée é insuportável...

Abs

agosto 30, 2005 7:09 PM  
Blogger Lol said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pois eu faço parte do universo feminino e acho que o Glauco tá certíssimo! Aquela mulher dele é chata como só um personagem da Glória Perez poderia ser. E a ex-amante é uma louca (Cissa Guimarães no papel de Cissa Guimarães). Viva a Lurdinha!!!!!
PS - Dá pra levar à sério uma novela com o Eri Johnson?????

agosto 31, 2005 7:51 AM  
Blogger Bucaneiro Carioca said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fala Maurício,

Definitivamente vc é o cara mais engraçado pra falar de televisão que conheço... Me lembro de sua cobertura da Casa dos Artistas lá na Starmedia. E lembro do que vc dizia do Alexandre Frota. Parabéns pelo humor veio. Por incríve que pareça issp faz diferença.

agosto 31, 2005 11:48 AM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caras amigas,

vocês são bem-resolvidas e querem mais é que o Glauco seja feliz. Mas aposto uma assinatura anual da Contigo como a maioria das espectadoras quer a punição do rapaz, até para não dar mal exemplo para os maridos.

Grande André,

Obrigado, rapaz, você é testemunha de que minha relação problemática com a TV vem de longe. Mas comparado ao elenco de América, Alexandre Frota é estrela da Royal Shakespeare Company.

Fico devendo uma análise mais detalhada do desempenho da Cissa e do Eri Johnson, mas no momento não me sinto em condições psicológicas de empreender a tarefa.

Abraços

agosto 31, 2005 11:56 AM  
Blogger JSR said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Vou ser do contra: Lurdinha é bonitinha, mas não largo uma Cristiane Torloni (roubando e tudo) por Cléo Pires - que realmente é o grande acerto da vida do Fábio Jr - tá dispensado de escrever um livro (já pensou?) e plantar a árvore.

Se fosse a Juliana Paes...

setembro 02, 2005 3:54 PM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro Júlio,

que tal sugerirmos uma trama onde Glauco se converta ao pseudo-evangelismo da Creuza e renuncie a sua vida de pecado e de riqueza para ser feliz ao lado da Juliana Paes, naquela Vila Isabel de proveta mostrada na novela?

Abs

setembro 02, 2005 5:37 PM  
Blogger JSR said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Bom, se você quisesse dar uma lição de moral - já que o corneador passaria a ser corno - seria uma ótima!

Mas todo mundo acha que essa história vai ter final feliz? Eu, pessoalmente, tenho minhas dúvidas.

setembro 05, 2005 4:40 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com