quinta-feira, julho 14, 2005

A Cordilheira de Paraty


Foto: Divulgação Posted by Picasa

No Globo desta quinta há uma deliciosa crônica de Luís Fernando Veríssimo tratando da Festa Literária Internacional de Paraty, “um acontecimento que de tantos pontos altos pareceu uma cordilheira”. O melhor do texto é uma garotinha que pergunta ao escritor se ele sabe ler:

“Pergunta básica e perfeita e mais importante do que imaginava sua pequena autora. Ela checava minhas credenciais para ser escritor e estar ali mandando todos lerem. Saber ler não significa apenas ser alfabetizado ou interpretar um texto (...) Também significa saber ler a realidade à sua volta (...) Poderia ter respondido à menina que não, ainda não sabia ler como deveria, mas que chegaria lá. "

No Jornal Nacional, Edney Silvestre também fez uma bela cobertura da Festa, destacando o interesse do público pela literatura e a grande quantidade de jovens. Os jornalistas destacaram os pontos que mais chamaram a atenção: a visita de Salman Rushdie, a parceria – pioneira, urgente e necessária - entre o rapper MV Bill e o antropólogo Luiz Eduardo Soares, o bom humor da historiadora Isabel Lustosa, a melancolia que quer virar esperança de Beatriz Sarlo, Arnaldo Jabor aplaudido quando criticou Lula e vaiado quando elogiou FHC, Ariano Suassuna e Evaldo Cabral de Mello discordando sobre Dom Quixote.

O site NoMínimo tem o melhor apanhado da festa na Internet. Destaco o artigo de Paulo Roberto Pires, que para mim será sempre o excelente professor de jornalismo literário que foi um de meus modelos no início da carreira. Espero que o mestre me perdoe a opção pela ciência política, em especial se souber que minhas melhores estantes na biblioteca continuam reservadas aos romances e ao teatro.

Trabalhei muito com livros – como resenhista, como assessor de imprensa de uma editora, como vendedor. Posso repetir as palavras de Thomas Jefferson: “Não consigo imaginar minha vida sem livros”. Bem, ainda falta escrevê-los. Até lá, quero imitar Veríssimo e aprender a ler.

3 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

É um ótimo projeto, este.

julho 14, 2005 10:33 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s:

obrigado - me esforçarei no caminho rumo à plena alfabetização.

Abraços

julho 15, 2005 3:19 PM  
Blogger Leticia said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Já até imagino um romance a la Isaías Pessotti! Não demore, amigo.
bjs

julho 15, 2005 6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com