terça-feira, março 08, 2005

A Maldição do 101

Você compraria um apartamento usado da família Santoro? Se você gosta de emoções fortes, não acredita no sobrenatural e é um pouco mané, esta é sua oportunidade.

Mas vamos ao começo. Há 60 anos, meu avô e meu bisavô construíram um edifício. Cinco andares, cinco apartamentos - um para cada membro da família. Moro no que pertenceu ao nonno, o 401. O primeiro andar era da tia Angélica, uma irmã solteirona do vovô. Os clãs italianos de antigamente não estavam completos sem uma figura desse tipo, ela ajudou a criar todas as crianças da família.

Tia Angélica morreu sem filhos e deixou o imóvel - um quatro quartos, meu avô tinha mania de grandeza - para os sobrinhos. Não sei ao certo quantos eram, até porque alguns, como minhas ilustres mãe e tia, desistiram da herança porque num momento de lucidez perceberam que os ganhos não valiam a chateação. O inventário se arrasta há mais de dez anos e parece que agora os herdeiros finalmente fecharam um acordo e colocarão o apartamento à venda, por módicos R$50 mil. Precisa de modernização.

A questão é que o 101 é amaldiçoado. O apartamento vira e mexe é alugado para algum primo pobre ou agregado da família e ninguém consegue morar nele por mais de dois anos. Casamentos acabam, pessoas perdem o emprego e pelo menos um ex-ocupante enlouqueceu. Aliás, esse último ponto também se aplica a vários moradores do resto do prédio, que como vocês sabem é habitado exclusivamente pela gens Santoro. Nem na velha Fuscaldo, a aldeia calabresa onde começou a saga familiar, éramos tão amontoados.

Alguém se arrisca?

3 Comentarios:

Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Isso que é propaganda!! Hahaha! E a Torcuato di Tella?? Any news???

março 08, 2005 5:02 PM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre,
Estou de folga neste fim de semana e quero ver o espaço. Sério. Vou te ligar, ou você me liga. Nos falamos.
Um abraço,
Fasa

março 08, 2005 8:31 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Fasa. Vou falar com a Família e providenciar os detalhes de sua visita. Você morador do prédio seria engraçado... Mas que fique registrado publicamente que avisei você das conseqüências!!!!

Ju, voltei a estudar espanhol, no Instituto Cervantes, porque a CAPES me exige um diploma de proficiência – a prova é em maio. Uma colega doutoranda do IUPERJ está comigo na turma e também quer ir para a Di Tella, só que para pesquisar o congresso. Não se via tanto brasileiro na Argentina desde que invadimos Buenos Aires no século XIX.

BB, os Santoro são completamente Contra-Reforma. Acho que no Renascimento estavam caçando hereges e queimando bruxas.

Abraços,
Maurício

março 09, 2005 4:01 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com