sexta-feira, março 04, 2005

Blogmania

Quando eu estava no primeiro período da UFF, mestre Alvito me ensinou que o conhecimento é artigo de luxo e que precisa de muito trabalho, árduo trabalho para domá-lo. Exigia de nos calouros (hoje somos mestres, doutores, diplomatas, etc..) que escrevessemos, escrevessemos, escrevessemos, toda semana. Resumos, resenhas, fichamentos se sucediam uns atrás dos outros, e ao final, eu entendi que só guardamos mesmo aquilo que lemos quando escrevemos sobre o assunto.

Melhor que ler e escrever é discutir. Grupos de estudo são excelente forma de memorizar, entender e tirar dúvidas. Compartilhar o conhecimento, dialeticamente, é o melhor modo de multiplicá-lo. E sem demagogia nenhuma, a maior parte do que aprendi na vida, aprendi depois que comecei a lecionar. Teaching is learning twice.

Já se vão dez anos dos tempos de calouro. Marcos Alvito não dá mais aula de História Antiga ( depois que virou antropólogo, joga rugby, estuda favelas, samba e futebol) . Eu não sou mais historiador, e, agora do outro lado, voltei para o primeiro período. Descobri que fichamentos, resumos e resenhas são ótimos se você é professor de Universidade Pública e só tem uma, no máximo duas turmas. Aí é mole passar trabalhinhos individuais toda semana. Se você tem 6, 8, 10, ou como eu, 16 turmas num semestre e ainda assim quiser seguir os sábios ensinamentos do mestre de Acari... Adeus domingos.

Mas se não o fazemos, os alunos não escrevem sobre o que lêem. Tá certo que a sala de aula deve ser um ambiente de discussão profícuo para a sedimentação do conhecimento, mas se não é obrigado, exigido, cobrado, aluno nenhum, nem os do mestrado, lêem o que é devido. O que fazer?

Quem me mostrou a solução, foi o sábio e cada vez mais pensador da educação, mestre BB, que sem saber criou um dos mais profícuos grupos de estudo da rede na forma deste blog do exílio. Aqui, pude lembrar-me das lições de História Antiga e perceber que escrevendo, assentamos o saber, e discutindo, levantamos dúvidas, damos forma a argumentos, e, em suma, aprendemos, aprendemos. Tenho aprendido muito com vocês (BB, Maurício e leitores).

Assim sendo, colocarei em prática sua idéia com os calouros de RI da PUC. A partir da próxima semana, eles deverão postar, semanalmente, seus trabalhos da disciplina de Formação do Sistema Internacional, em blogs. Eu 'corrigirei' as tarefas através de sugestões nos comentários de cada post. Para tanto terei a ajuda voluntária de monitores informais do 5o periodo (Dominique, Pablo e Danilo), além do que poderei fazê-lo de casa, da cama, do banheiro, online e sem precisar ficar carregando toneladas de papel todos os dias. A Amazônia agradece.

Todos os blogs são homenagens aos formadores do Sistema Internacional até o século XIX, e são um incentivo a mais aos alunos para competirem e discutirem entre si, trocando idéias e debatendo. Tudo isso de modo mais agradável e informal que os trabalhos acadêmicos austeros e sisudos aos quais estamos acostumados. Estou convencido que quanto mais alegre e interessante é a apresentação do saber, mais facilmente ele frutifica.

Para os que quiserem acompanhar minha mais nova (e entusiástica) experiência pedagógica, sejam bem vindos de volta ao segundo milênio e divirtam-se:

http://vestfalia.blogspot.com/
http://monroejames.blogspot.com/
http://congressodeviena.blogspot.com/
http://castlereagh.blogspot.com/
http://benitojuarez.blogspot.com/
http://bonapartenapoleao.blogspot.com/
http://reileopoldo2.blogspot.com/
http://rainhavitoria.blogspot.com/
http://metternich.blogspot.com/
http://cardealrichelieu.blogspot.com/
http://generalsanmartin.blogspot.com/
http://marxkarl.blogspot.com/
http://kaiserguilherme2.blogspot.com/

2 Comentarios:

Blogger JD said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Infelizmente o site da puc só disponibiliza as ementas da pós online. Manda um e-mail para jd.trp@terra.com.br que eu mando para você.

março 07, 2005 1:47 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Que inveja dos seus alunos! Meus professores nunca tinham idéias tão legais! Vem cá, meu chapa, vamos bolar algo semelhante para os alunos do Clio? Que me dizes?

março 07, 2005 5:07 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com