quarta-feira, setembro 15, 2004

Os Cães da Guerra

Durante o apartheid, as Forças Armadas e a polícia eram, naturalmente, o principal braço da repressão. Suas atividades se extendiam ao exterior: a África do Sul ocupou durante décadas a vizinha Namíbia, invadiu Angola e realizou diversas atividades ilegais em outros países, atacando movimentos de libertação e anti-apartheid. Muitos desses soldados e policiais não se conformaram em ver os negros entrando em suas organizações e preferiram pedir demissão. Seu único talento é o uso da violência.

Resultado: alguns viraram ladrões de banco e traficantes, outros formaram firmas de segurança privada e companhias mercenárias, como as que existiram na Europa há 300 ou 400 anos. Os soldados da fortuna sul-africanos são o contingente mais numeroso no Iraque (e a julgar pelo modo como tratam seus próprios compatriotas, pobres iraquianos!) e também alugam seus serviços para quem pagar mais.

Há poucas semanas um grupo deles se meteu numa trama rocambolesca para derrubar o governo da Guiné Equatorial, um país rico em petróleo. A aventura foi financiada por empresários britânicos, liderados pelo filho da Margaret Tatcher, Sir Mark. Esse tipo de trama ocorreu dezenas de vezes no passado e inspirou até um romance de Frederic Forsyth.

A questão é que a África do Sul mudou e seus sofisticados serviços de espionagem estão nas mãos da elite negra. Eles identificaram o complô e os mercernários foram presos numa escala no Zimbabwe. Como esse país é uma ditadura, estão todos sob tortura. Suas mulheres fazem passeatas pedindo respeito aos direitos humanos, mas como muitos pertenceram aos DOI-Codis locais, foram rechaçadas com hostilidade pela esquerda. Na África, as feridas dos regimes autoritários ainda estão abertas e sangram.

O filho de Tatcher foi agredido e roubado na prisão, levaram suas roupas e objetos pessoais. O juiz determinou uma fiança milionária, paga por mamãe. Sir Mark está em prisão domiciliar, sem poder deixar o país.


3 Comentarios:

Blogger Renato Feltrin said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Belo post Maurício.
Eu, particularmente, não tinha visto ou lido nda a respeito.
Sir Mark agora é o esteriótipo do "Americano Intranquilo"

setembro 16, 2004 8:02 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Que tal lermos as aventuras de Sir Mark, escritas por Lord Archer, o escritor de suspense e político conservador preso por fraudes? Com certeza, ele deve ter muito tempo livre na prisão. O fato é que a África é uma espécie de playground para a politicalha européia, o filho do Mitterand também se envolveu num escândalo semelhante, de tráfico de armas.

setembro 16, 2004 5:44 PM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu poderia tentar tecer um comentário inteligente sobre política internacional e imperialismo, mas não estou vivendo o melhor de meus humores no momento. É favor mandar recado para o filho da D. Margarida: "Te fode aê, malandro!"

setembro 17, 2004 11:21 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com