domingo, setembro 12, 2004

A cidade mais violenta do mundo

Uma moçambicana de quem fiquei amigo na conferência me disse durante um jantar que Johannesburg é a cidade mais violenta do mundo (descontando-se locais em países em guerra, como Iraque ou Chechênia). De fato, o nível de insegurança na África do Sul é chocante mesmo para os padrões brasileiros. Quase todas as casas têm arame farpado e trazem uma placa onde está escrito "armed response" - o que significa que o lugar é protegido por firmas de segurança privada, que dão cobertura às pessoas, em especial no momento que entram e saem da garagem, o momento em que estão mais vulneráveis.

Os assaltos são muito freqüentes e nos advertiram várias vezes para tomar bastante cuidado. Há algumas semanas uma delegação de sindicalistas brasileiros tinha chegado a nosso hotel e desprezou o aviso - era um grupo de trabalhadores braçais, durões. Foram passear nos arredores e voltaram alguns minutos depois, só de cuecas. A missão comercial brasileira, que chegou enquanto estávamos lá, também foi roubada, e dentro do próprio hotel (só soube disso quando voltei ao Brasil). Quando anoitece, não se vê ninguém caminhando nas ruas, parece um episódio de Além da Imaginação.

O aspecto mais cruel dessa onda de violência são os estupros, crime do qual a África do Sul é a campeã mundial. Quando se soma a isso a taxa de AIDS local - 25% da população (é 36% na vizinha Botsuwana) - pode se imaginar o tamanho do problema. Acham que descemos ao fundo do poço? Pois bem, uma superstição largamente difundida na África é de que o vírus HIV pode ser eliminado se o homem fizer sexo com crianças ou bebês, na TV corre uma campanha contra a prática. Não há limites para a perversidade humana, quando o poeta disse que erámos os lobos uns dos outros, ofendeu profundamente os lobos.

O que causa tanta violência? Para começar, a taxa de desemprego é de 50% o que explica muita coisa. Depois, adicione à mistura a cultura de medo, terror e violência instiucionalizada pelo apartheid, que durou 50 anos e acabou oficialmente apenas há 10. E claro, há todo o machismo e patriarcalismo que transforma as mulheres em objetos. Só a exclusão social não explica a quantidade impressionante de crimes sexuais no país.

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu Deus!!! que triste.

novembro 21, 2006 7:23 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com