domingo, setembro 05, 2004

Redescobrindo um Classico

Quando olhei no relogio jah era 3 da tarde e ainda nao tinha almocado. Sem pensar fui direto para o predio central da Universidade onde ha alguns lugares para comer e onde funciona a livraria central. Comi um sanduiche e, como todo obcecado, decidi ficar um tempo olhando os livros. Durante estas duas primeiras semanas de aulas a livraria promove a venda dos livros que estao sendo utilizados pelos professores, incluindo ahi livros usados. Como para mim estas sao as palavras magicas que movem o mundo, lah fui eu.

Entro na secao de classicos e comeco a folhear copias usadas (mas quase novas) dos livros mais pedidos pelos professores, que passam por "O Principe", "O Manifesto Comunista", "Leviathan", entre outros. Imediatamente (e acidentalmente) bato os olhos n'"A Iliada" de Homero. Opa, versao nova, livro tinindo, apenas 4 dolares. A capa vem com a horrivel referencia ao filme: "O livro que inspirou o filme 'Troia'!" Bom, tudo eh valido para vender os classicos para as novas geracoes.

Nao resisti. Apesar de ter lido o livro quando era moleque (devia ter uns 13, 14 anos) e ter achado que algumas partes eram legais ("especialmente quando as pessoas sao esfaqueadas por Aquiles"), nunca tinha realmente apreciado a beleza desse livro. Em uma traducao incrivel (nao sei grego, mas posso avaliar a fluencia do ingles), fiquei ateh umas 4 da manha acordado lendo passagens inteiras do livro sem conseguir parar. Soh cedi exausto quando percebi que nao podia mais continuar. Meus colegas historiadores certamente vao rir de mim ("obvio, a gente sempre disse!"), mas fazer o que? Rendo-me ao obvio.

O unico porem? Aquele filme-bomba aniquilou com a minha capacidade de visualizar Aquiles sem ser um surfista marombado dizendo babaquices, o Paris como aquele duende do Senhor dos Aneis e o Heitor como o Hulk. Que Zeus amaldicoe o cinema ruim!

Ah, e ainda continuo achando que as partes em que Aquiles esfaqueia os troianos sao incriveis.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com