Coroas de Gloria, Lagrimas de Sangue
Tente imaginar a vida em uma pequena cidade da Guiana Inglesa circa 1810-1820. Apenas 2.500 habitantes brancos e 75.000 habitantes negros. Os brancos, senhores de engenho; os negros, escravos trazidos da Africa na ultima leva antes da proibicao inglesa do trafico negreiro. Crueldades e maus-tratos com os negros sao a regra. Ha um constante medo por parte da populacao branca de que aconteca um novo Haiti. A cidade: Demerara. Producao: acucar, cafe e algodao.
Introduza um componente extra na mistura: missionarios protestantes ingleses (Metodistas) mandados para evangelizar os escravos. Vindos da classe operaria, esses missionarios chegam na colonia e rapidamente veem-se num dilema nao previsto em sua visao de mundo simplista e esteriotipada: os senhores, a quem deveriam servir, mostram-se "selvagens" e "barbaros" no seu modo de vida; os escravos, supostamente "bestas" trazidas da Africa, sao humanos e tentam sobreviver a cada dia defendendo a pouca dignidade que lhes sobra. Pregar o Evangelho torna-se subversivo, afirmando sem querer o direito a liberdade, igualdade e justica.
17 de agosto de 1823: explode a maior revolta de escravos desde a Revolucao do Haiti. 12.000 escravos rebelam-se em grande escala e sao reprimidos brutalmente pelas autoridades. Os missionarios sao julgados e condenados a morte por traicao e sedicao.
O livro: "Coroas de Gloria, Lagrimas de Sangue", de Emilia Viotti da Costa, historiadora brasileira que ha anos dah aulas nos EUA. Uma obra-prima. Escrito originalmente em ingles, eh um primor de rigor historico e de narracao envolvente.
Por que eu estou mencionando o livro? Porque eh cada vez mais raro ler um livro de Historia (disciplina) em que a historia (fato) restrita a um acontecimento delimitado no tempo se conecta com a Historia (processo) geral do mundo. Ao descrever a revolta dos escravos de Demerara, Viotti da Costa faz (conscientemente) uma profunda reflexao sobre globalizacao, codigos culturais e ideias que viram armas de resistencia, a capacidade humana de resistir a opressao e as consequencias da rapida mudanca social no mundo.
Realmente, uma maravilha de leitura.
Introduza um componente extra na mistura: missionarios protestantes ingleses (Metodistas) mandados para evangelizar os escravos. Vindos da classe operaria, esses missionarios chegam na colonia e rapidamente veem-se num dilema nao previsto em sua visao de mundo simplista e esteriotipada: os senhores, a quem deveriam servir, mostram-se "selvagens" e "barbaros" no seu modo de vida; os escravos, supostamente "bestas" trazidas da Africa, sao humanos e tentam sobreviver a cada dia defendendo a pouca dignidade que lhes sobra. Pregar o Evangelho torna-se subversivo, afirmando sem querer o direito a liberdade, igualdade e justica.
17 de agosto de 1823: explode a maior revolta de escravos desde a Revolucao do Haiti. 12.000 escravos rebelam-se em grande escala e sao reprimidos brutalmente pelas autoridades. Os missionarios sao julgados e condenados a morte por traicao e sedicao.
O livro: "Coroas de Gloria, Lagrimas de Sangue", de Emilia Viotti da Costa, historiadora brasileira que ha anos dah aulas nos EUA. Uma obra-prima. Escrito originalmente em ingles, eh um primor de rigor historico e de narracao envolvente.
Por que eu estou mencionando o livro? Porque eh cada vez mais raro ler um livro de Historia (disciplina) em que a historia (fato) restrita a um acontecimento delimitado no tempo se conecta com a Historia (processo) geral do mundo. Ao descrever a revolta dos escravos de Demerara, Viotti da Costa faz (conscientemente) uma profunda reflexao sobre globalizacao, codigos culturais e ideias que viram armas de resistencia, a capacidade humana de resistir a opressao e as consequencias da rapida mudanca social no mundo.
Realmente, uma maravilha de leitura.
1 Comentarios:
Conseguiu me convencer a lê-lo, ainda mais que o Daniel já comprou o livro e gentilmente se ofereceu para emprestá-lo. Você já leu o "Rebelião Escrava no Brasil", do João José Reis, sobre a revolta dos Malês? Pode dar uma bela leitura dupla.
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