quarta-feira, setembro 08, 2004

Sabedoria Oriental

Existe uma passagem escrita por Sun-Tzu em "A Arte da Guerra" que sempre me intrigou. (Sun-Tzu foi um general chines que viveu 600 anos antes de Cristo e que produziu este pequeno livro de maximas para a guerra. O livro eh sensacional, mas algumas vezes hermetico. Acho ateh que foi por causa disso que acabou virando sucesso na lista de best-sellers de auto-ajuda para executivos com problemas).

Sun-Tzu diz:

Lideres podem ter Cinco Fraquezas:

Os excessivamente descuidados podem ser destruidos.
Os excessivamente cuidadosos podem ser capturados.
Os que se irritam rapidamente podem ser objeto de escarnio.
Os muito exigentes podem ser humilhados.
Os que tem excessivo apego podem ser hostilizados.

Geralmente, as Cinco Fraquezas sao um erro do lider.
Elas sao catastroficas para a execucao da Estrategia.

Se a Forca eh derrotada e o lider eh destruido,
Eh certamente por conta das Cinco Fraquezas.

Elas precisam ser cuidadosamente estudadas.


Desde que li isso pela primeira vez, fiquei com isso na cabeca. O que isso significa de verdade? Qual o sentido do grande ensinamento do mestre Sun-Tzu?

Me lembrei disso hoje na hora do almoco e fui perguntar para um colega chines como interpretar a passagem. Ele ouve atentamente, lembra da passagem no original em chines e pausa por alguns momentos preciosos. Finalmente, ele me olha e diz:

"What he means is that leaders should not fuck up."

Amem.

1 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Escrevo de um cyber-cafe de reputacao duvidosa num bairro de ma fama em Joahnnesburgo. Estou cercado por uns caras falando nao sei o que em dialeto, a moca do caixa pediu meu dinheiro adiantado, a conexao eh de 10 Mbps (nem sei se vou enviar isso aqui, nao consegui responder aos e-mails nem postar no blog). Em suma, a Africa eh uma aventura. Depois conto mais, se a conversa local nao for sobre como me tirar o escalpo. Adiando que esta sendo muito legal, embora tenham aparecido alguns problemas serios de infra-estrutura durante a conferencia.

setembro 09, 2004 11:27 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com