quinta-feira, janeiro 26, 2006

Bolivarianas

O comércio informal em Caracas oferece de tudo: símbolos do Chávez, comida, DVDs, roupas. Um serviço que impressionou os brasileiros é o aluguel de telefones, fixos e celulares. Eles ficam presos a uma mesa, com correntes, e o cliente paga uma taxa por cada chamada. É bastante procurado.

***

O sinal vermelho é apenas simbólico. Os carros os ultrapassam o tempo todo. Um amigo definiu a melhor estratégia para atravessar a rua: run, Forrest, run. Palavröes têm serventia ocasional.

***

Os táxis näo têm taxímetro. É preciso negociar o preço a cada corrida. Mas o preço até que é razoável, a maioria das corridas sai entre R$10 e R$20.

***

A frota de carros tem muitos automóveis velhos, com mais de 30 anos. Alguns säo verdadeiras relíquias, de antes do choque do petróleo dos anos 70. A elite anda naquelas caminhonetes importadas, tipo Pajero. A gasolina deve ser mais barata do que água, com tantas banheiras circulando.

***

O metrö é barato, razoavelmente confortável e cobre quase toda a cidade. Mas o primeiro hotel em que fiquei era bem longe e por isso tive que pegar uns önibus caindo de velhos que cobrem várias áreas de Caracas. Sáo chamados de busetas. Como o s em espanhol soa como ss, vocës podem imaginar a quantidade de trocadilhos infames que os brasileiros inventaram. Ou o tom malicioso que adquirem comentários banais como "quanto mais velha a buseta, mais barata ela é".

***

As mulheres venezuelanas mercem a fama de beleza, fruto da alta mestiçagem entre negros, brancos e índios. Säo realmente muito bonitas. Além disso, tem um jeito atirado, de segurar no seu braço e beijar seu rosto enquanto falam. Como poderia dizer um marqueteiro oficial, o melhor da Venezuela é a venezuelana.

***

O ritmo de trabalho e vida por aqui faz a Bahia parecer um lugar de gente estressada. Os colombianos, que têm uma rixa com os venezuelanos, dizem que é o ritmo dos costenhos, dos que vivem à beira do Caribe. Mas as pessoas säo muito simpáticas, o que compensa tudo.

7 Comentarios:

Blogger Jacqueline Sobral said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mauricio, estou simplesmente AMANDO seus relatos sobre a Venezuela!!!!!!! Bjs, Jackie.

janeiro 26, 2006 11:33 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Guri, hoje tu te superaste!
Estava a fim de dar umas risadas, até entrei em alguns sites de piadas, mas só consegui gargalhar aqui, especialmente com a história dos ônibus velhos...
Por favor, não nos abandone, mantenha este canal de informações especiais e singulares no ar durante todo o FSM.
Bom trabalho!
=)

janeiro 27, 2006 1:11 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Queridas,

isso aqui está uma loucura, mas muito divertido. Aguardem novos relatos: me cobrem minhas aventuras com José Dirceu e o significado da frase mais ouvida em Caracas, "no hay bolsos".

Bjs

janeiro 27, 2006 11:12 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, também tô gostando muito dos relatos. Continue postando. Abraços.

janeiro 27, 2006 12:28 PM  
Blogger Unknown said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fantástico, Maurício! Nada como questões simples do cotidiano de um lugar para nos dizer o que grande antologias às vezes falham em fazer: descrever a alma popular. Muito bom mesmo conhecer esse lado da Venezuela além de Chavez/antiamericanismo/petróleo.
Beijão!

janeiro 27, 2006 11:31 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Sempre leio seu blog, e estou gostando desses relatos do cotidiano na Venezuela, mais os aspectos gerais que estão envolvendo o FSM. Parabéns!!!!!!!

janeiro 28, 2006 12:53 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Obrigado, meus amigos. Esta sendo muito divertido escrever estes relatos. A viagem agora esta quase no fim.

Igor, quanto ao almoco, eh so combinarmos.

Abracos

janeiro 29, 2006 6:38 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com