quarta-feira, janeiro 25, 2006

Aperte a Espada


Os camelôs de Caracas vendem um boneco do Chávez, parecido com o antigo Falcon. O brinquedo vem com uniforme militar de páraquedista e uma chamada na embalagem que diz "aperte minha espada".

É bem representativo do personalismo com que Chávez governa o país. Todas as camisas, faixas, panfletos e demais manifestaçöes polìticas locais trazem o nome e/ou a foto do presidente, que aliás é chamado principalmente de "comandante". Há poucas referências ao Movimento V República, o partido de Chávez. Ele me parece pouco mais do que uma plataforma eleitoral pela qual competem os defensores do presidente. O programa se baseia em lemas como "socialismo do século XXI", "revoluçäo democrática", "enfrentar o imperialismo" e "pátria grande", entendida como integraçäo latino-americana.

O boneco uniformizado também chama a atençäo para outro aspecto muito forte da política venezuelana, que é a militarizaçäo do governo Chávez. Claro, suas origens estäo no Exército de onde comandou o golpe fracassado em 1992, que no entanto o tornou símbolo do descontentamento com o sistema tradicional. Atualmente, as Forças Armadas säo uma das principais bases de apoios do governo. Vários generais da ativa servem como ministros ou presidentes e diretores de estatais.

Para agradar a essa clientela, Chávez está comprando muitas armas - fuzis russos, navios espanhóis, aviöes brasileiros. Também está criando uma milícia de cidadäos, creio que para ter respaldo popular na eventualidade de uma nova tentativa de golpe contra o governo, como a de 2002.

Penso que as conseqüências dessa militarizaçäo para a Venezuela seräo ruins. Duvido que os militares queiram voltar à rotina tediosa dos quartéis depois de provar o doce gosto do poder durante os anos de Chávez. Lidar com as Forças Armadas sedentas de prestígio, armas modernas ou salários altos poderá ser um problema para os próximos governos.

O Fórum Social Mundial começou ontem com uma bela marcha de abertura. Hoje iniciaram as atividades como debates e seminários. Passei metade do dia no estande do Brasil, atendendo aos visitantes. Agora tenho mais problemas de organizaçäo para solucionar, a burocracia por aqui causa várias dificuldades.

4 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Oi, Maurício:
Interessante a visão que tu nos passa de Chávez, inclusive no que se refere ao uso mercadológico de sua imagem, bem ao gosto do capitalismo.
Estou acompanhando o FSM através do site da Agência Carta Maior, por incrível que pareça, aqui no sul, nossos jornais estão dando pouquíssima atenção ao FSM, nem parece que era Poro Alegre que o sediava, ao ponto de, mesmo com a oferta de transmissão gratuita via telões pela TV do site acima referido, a prefeitura de POA não demonstrou interesse, uma lástima.
Bom trabalho por aí, guri, e, dando um tempinho nos mantenha atualizados com suas preciosas observações.
Abraço!

janeiro 26, 2006 1:51 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre, assisti ao Shooting Dogs essa semana, e lembrei à beça de você. O filme impressiona mesmo, e também adorei a cena em que a repórter da BBC admite seu racismo. Ah, e aproveite o FSM! :)

janeiro 26, 2006 10:12 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

será que o Chavez não é espada?
sorry! mas lembrei dessa bobagem preconceituosa... um boneco que manda apertar em sua espada????
bjão
lele

janeiro 26, 2006 12:30 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

Regina: os jornais daqui também ignoram ou criticam o FSM, com os argumentos de que atrapalha o transito e de que o governo está usando dinheiro público para financiar ativistas de esquerda, em vez de investir nos problemas do país.

Em relaçäo a POA, as coisas em Caracas säo bem mais confusas, dá o dobro de trabalho organizar um evento.

Nica,

que bom que vocë gostou do filme! Foi um dos melhores que vi no festival do Rio.

Elenara,

O culto ao Chávez deve ser a segunda maior industria da Venezuela, depois do petroleo. Camisa, calendario, bonequinho, tem de tudo. Claro que fizemos um monte de piadas com a espada do comandante. Ah, esse povo do FSM!

BB,

seja bem-vindo de volta ao SEU blog! Depois conversamos com mais calma. Odeio admitir, mas o Huntington tem razao.

Acho que Chavez é um retrocesso para a esquerda, está trazendo de volta tendëncias autoritárias e personalistas dos anos 60.

Abracos

janeiro 26, 2006 3:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com