terça-feira, setembro 27, 2005

Apertando a Mão do Diabo



Outro ótimo filme a que assisti no Festival do Rio foi "Apertando a Mão do Diabo", de Peter Raymont. É um documentário sobre o general canadense Romeo Dallaire, que comandou as tropas da ONU em Ruanda, durante o genocídio que quase destruiu o país em 1994.

Dallaire estava numa missão para monitorar o cessar-fogo estabelecido entre tutsis e hutus nos acordos de paz de Arusha. Quando o genocídio começou, ele pediu tropas e autorização para usar a força e deter os massacres. A ONU recusou. Pior ainda: a Bélgica retirou seus soldados, o maior contingente da missão, após a morte de alguns deles numa emboscada.

O general Dallaire decidiu permanecer e fez o possível para agir numa situação extrema, com pouquíssimos recursos. É provável que ele tenha salvo milhares de vida, num comportamento que só pode ser qualificado de heróico. Mas ninguém cumprimenta o diabo impunemente: Dallaire quase enloqueceu. Voltou para o Canadá com depressão profunda, síndrome de estresse pós-traumático. Tentou o suicídio. Mas se recupera: aconselha ministros, dá palestras em universidades e fundou até uma ONG para ajudar crianças em Ruanda.

O filme acompanha sua primeira visita a Ruanda, dez anos depois do genocídio. É a jornada de um homem que enfrenta os fantasmas do passado e também a história de um país que tenta se reconstruir após sua quase auto-destruição. Apesar de tudo, dá um certo otimismo ver as crianças brincando em meio às paisagens deslumbrantes de Ruanda.

O diretor Peter Raymont esteve na sessão a que assisti e debateu o filme com a platéia. Um espectador perguntou se ele acreditava que outro genocídio poderia ocorrer em Ruanda. Ele chamou a atenção para um genocídio em curso: Darfur, no Sudão. Daqui a alguns anos talvez se façam filmes sobre ele.

11 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fired PR Person Facing Legal Heat
Monday, September 26, 2005, by Lockhart Recall last week's news that NYC brokerage DwellingQuest had fired its PR head, Kelly Kreth, for pseudonymously writing about her coworkers on her personal blog online ...
Your blog is very interesting. Mine, Mesa Chiropractic Clinic is specific to Arizona Chiropractors and Mesa Chiropractic Clinic related items. If you have time please check it out.

setembro 27, 2005 3:10 PM  
Blogger BB said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Carissimo,

Um outro documentario impactante que eu assisti foi o "Ghosts of Rwanda" que tambem conta a historia do Dallaire e tem entrevistas incriveis com ele. Ainda nao vi esse novo filme, mas parece imperdivel.

Aqui vai o link para o filme que eu assisti:

http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/shows/ghosts/

Grande abraco.

setembro 27, 2005 4:01 PM  
Blogger Anjo Mecanico said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Gostaria de lhe transmitir meu apoio. Seus textos são muitos bons e a leitura do seu blog é muito interessante.

Estou um pouco afastado da Internet, pois estou preparando um projeto um pouco ousado em parceria com alguns amigos e estou batalhando algum patrocínio, mesmo sendo pouco dinheiro, eu estou me preparando para um batalha difícil, em todo caso, sempre que posso passo para uma visita e sempre vale a pena!

setembro 27, 2005 5:15 PM  
Anonymous Monique said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, fui ver "Apertando a mão do diabo" no Centro Cultural da Justiça Federal ontem. Absurdamente bom. Queria ficar para as perguntas, mas não deu. Gostaria de entender a situação de Ruanda hoje. Ainda existe distinção em documentos quanto aos tutsis e hutus? Quem integra a força da ONU hoje?

setembro 27, 2005 9:41 PM  
Anonymous nica said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mudando de assunto completamente, assisti a um documentário chamado Murderball ontem, sobre rugby de cadeira de rodas. Impressionante, ainda que bem menos significativo politicamente. :)

setembro 28, 2005 7:53 AM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, meus caros.

BB: precisamos encontrar uma maneira de assistir à programação da PBS no Brasil. Os documentários que você tem me indicado de lá são muito, muito interessantes.

Anjo: obrigado, espero que tudo corra bem no seu projeto.

Monique: os cartões de identificação étnica foram abolidos pelo governo pós-genocídio. Na verdade, sua eliminação já estava prevista nos acordos de paz de 1993 (os tais que não foram cumpridos).

A ONU tem várias atividades em Ruanda, como um tribunal para os acusados de genocídio, ações humanitárias e uma missão de verificação de cessar fogo na fronteira com a Rep. Democrática do Congo. Mas até onde sei não há presença maciça de tropas de paz.

Há um ótimo portal de notícias sobre a África, www.allafrica.com, onde é possível fazer consultas país a país. Vale a visita.

Nicole, querida: nas atuais circunstâncias do mundo, qualquer gota de esperança vale muito!

Abraços
Maurício

setembro 28, 2005 10:30 AM  
Anonymous Willian said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Assisti esse filme no canal Telecine Premium, da NET TV a cabo. Procurando na internet para baixar, achei esse filme mas com outro nome: "História de um Massacre". É o mesmo filme.

agosto 16, 2009 6:04 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Boa Nite!! Fiquei sabendo recetemente sobre o documentário, so que ainda não consegui assistir, sabe onde posso encontra-ló online ou de outra forma.
Obrigada desde já, Larissa Cristina

novembro 27, 2012 11:08 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olá! Na verdade existem dois filmes.

Um é um documentário de 2004, do diretor Peter Raymont, com duração de 90min e se chama "Shake Hands with the Devil: The Journey of Roméo Dallaire".

O outro é de 2007, não é documentário, é do diretor Roger Spottiswoode, com 112 min, e se chama apenas "Shake Hands with the Devil". No Brasil recebeu o nome de "História de Um Massacre"

Seguem os links com informações sobre cada um:

http://www.imdb.com/title/tt0424435/

http://www.imdb.com/title/tt0472562/

dezembro 24, 2012 9:06 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ok! Gostaria de encontrar todos os dois para download!

dezembro 24, 2012 9:07 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Segue o link para download do filme de 2007. Para o documentário de 2004 só encontro torrents que não funcionam!

http://dubladonovoedopassado.blogspot.it/2012/10/historia-de-um-massacre-2007-dual-audio.html

dezembro 24, 2012 9:11 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com