segunda-feira, março 14, 2005

Apagar a Luz

As festas dos meus colegas no IUPERJ se transformaram num agradável hábito das noites de sexta. Com freqüência, há alguma comemoração acontecendo. Na mais recente, tivemos uma em homenagem a dois colegas que deixam o Rio por Brasília. Um irá trabalhar na Unesco e o outro no Itamaraty.

Voltei para casa no início da madrugada me perguntando se um dia seguirei para a Terra Prometida do Planalto Central. Às vezes me dá a sensação de que fico no Rio para apagar a luz. Depois de ter viajado um tanto, caiu muito minha consideração pela cidade. Não a comparo com as capitais européias, que estão em outro contexto sócio-econômico, mas o fato é que o Rio se destaca negativamente mesmo em contraste com cidades latino-americanas como Buenos Aires ou Santiago, muito mais limpas, seguras e organizadas (vide a pesquisa divulgada nesta segunda pelo Globo). E nem vou falar da crise dos hospitais municipais...

Se a sexta foi de despedidas, o sábado foi de encontros. Um dos meus estudantes no curso de política internacional mudou para a mesma turma de espanhol e se apresentou como meu aluno. Como ele é bem mais velho do que eu - quarenta e muitos - houve uma onda de espanto e incredulidade entre os colegas do Cervantes, até porque eu só havia me descrito como "periodista y politólogo" e tive que explicar que também dou aulas.

A professora estava um tanto preocupada com a convivência entre eu e meu aluno, perguntando se não ficaríamos constrangidos. Rimos, porque já havíamos brincado entre nós com o inusitado da situação. Garantimos a ela que não há problemas, na verdade está sendo muito divertido.

Aliás, o clima no Cervantes está muito bom, com brincadeiras e pessoas interessantes na turma. Estava mesmo na hora de eu dar um reforço no espanhol, tanto melhor que essa necessidade se transforme num prazer.

5 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Acho que só mesmo no IUPERJ dá pra imaginar alguém comemorando o fato de deixar o Rio por Brasília...

disclaimer: eu sou carioca e deixei o Rio por Brasília há 9 anos.

março 14, 2005 2:57 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

BB: “... colegas que deixam o Rio por Brasília...”
Ei BB, que tal dar uma právalê de conspirador? Sair dessa chorumela do cotidiano que tá teu blog? A idéia é simples: detonar com o DF! Nada a ver com Brasília, tudo a ver com o DF... promover um cabruuum... ruir-de-torres virtual naquela mostruosidade do Eixão Monumental!
Um grupo de doidos aqueles que bolaram a Esplanada, a Praça e a Catedral. O prédio do Congresso deveria ser implodido, é uma aberração que está a arruinar a nação da gente! Que tal esta sugestão BB? A gente arma laço praqueles colegas que se mandaram para Brasília – evidente que preserva-se a maravilha que está Brasília. A armação seria somente pra cima daquele estrambólico DF. Seria um tipo de jogo soma-não-zero, ninguém vence mas as idéias ampliam. De momento BB não tem nada de conspirador, tá numa de cochilador!

março 14, 2005 7:00 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caros,

imagine se eu tivesse falado bem de São Paulo!

Bem, o fato é que realmente acho que o Rio está muito mal das pernas - violento, sujo, caótico - e não vejo perspectivas de grandes melhoras na qualidade de vida por aqui.

Brasília é uma tentação para mim e para meus colegas de IUPERJ porque é o melhor mercado de trabalho para cientistas sociais - no Rio, há poucas opções além de lecionar em faculdades privadas.

Além disso são tantos amigos indo para lá - agora até meu irmão! - que às vezes me pergunto se um dia farei o mesmo.

março 15, 2005 10:12 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pós-Escrito: leiam o post da minha amiga (e vizinha de bairro) Júlia, em http://london_london.blogspot.com. São coisas que acontecem em várias cidades. Mas no Rio, é o tempo todo.

março 15, 2005 11:00 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ô BB, pra que teu “não obrigo ninguém a visitar”? De onde (localização na massa), saiu tal des-necessidade? Ou então teu “milhões muito mais qualificados”? BB atravessou-se (consigo!).
O denominativo “conspiradores” sugere embate (no mínimo em modo -zinhos), daí que propus: detonar com DF. E quanto ao teu “ataque errou o alvo”, não de não! Blog pode estar escrito a “n” mãos, mas tem uma unidade intrínseca: grupo ou equipe. E quanto ao de cá “chorumelas”, qual é o pó que te aflige? O sol nasce todos os dias, independente de indivíduo estar na superfície ou em poço! O mundo não está prontito-no-más! E colocou-se “cochilador” por ainda não enxergar o espírito de conspirar! Afinal BB deve saber que a denominação do blog requer devido preservar! E ao teu “subversivo do cotidiano”, só mesmo um plausível... (rarará rarará). Imagina-se (cá!) que BB referisse-se ao micro-cotidiano, de coisinhas ridículas que cada indivíduo tranca consigo. Pois o cotidiano tá prato-feito, tá o que tá e fim de papo! Considerar uma gota d’água (cotidiano), gota é gota, mas H2O (micro) não é gota (rererê rererê...)

março 15, 2005 12:14 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com