quinta-feira, setembro 23, 2004

Lições de Lessa

A semana está sendo puxada, estou atolado em relatórios, reuniões, preparações de textos disso e daquilo, mudança e arrumação de sala. Haja papel e disposição! O melhor destes dias foram duas aulas no doutorado com o professor Renato Lessa, por quem minha admiração cresce a cada dia.

Na terça-feira tivemos outra sessão do seu curso “Pensar a Guerra”, para discutir o livro “Guerras Justas e Injustas”, do filósofo americano Michael Walzer. Após um debate inicial sobre os conceitos e interpretações do autor, a aula virou um bate papo sobre temas ligados a conflitos internacionais, e Lessa dissertou a respeito do nacionalismo:

“Toda história nacional deveria ser proibida para menores de 35 anos. Vejam os hinos, por exemplo, é uma violência só. Na Copa do Mundo eu lia as legendas e ficava horrorizado, até que veio um jogo com a Dinamarca. É um país simpático, um exemplo de resistência pacífica ao nazismo. Daí começou o hino e a letra falava em quando o sangue das crianças do inimigo manchar a neve branca...”.

No dia seguinte tive outra aula com ele, numa matéria sobre clássicos das ciências sociais. Foi sobre o livro mais sombrio de Freud, “O Mal-Estar na Civilização” e rendeu uma ótima discussão a respeito desse bicho complicado que é o ser humano, e de como a felicidade é traiçoeira e difícil. A aula foi incrivelmente bem-humorada, dávamos gargalhadas. Como observou meu orientador, que coordena essa matéria, “Temos que rir quando falamos de Freud, porque ele nos diz coisas muito sérias... De outra maneira não conseguiríamos lidar com elas.”

Um assunto puxa outro e dos problemas da vida em sociedade Lessa citou um autor que pretendo ler em breve, Etienne de la Boétie e seu “Discurso sobre a Servidão Voluntária”. Ele era um nobre do século XVI que morreu muito jovem, mas a tempo de escrever esse livro onde se pergunta por que diabos as pessoas aceitam governos injustos em troca da “segurança de viver miseravelmente”.

Segundo Lessa, Boétie vê a política como uma ordem marcada pela lógica inevitável das disputas de poder e da violência, e afirma que a solução é construir uma sociedade, uma esfera de relações marcada por outros valores. Ele destaca principalmente a necessidade da amizade como um contraponto à selva política. Gostei. A conferir.

3 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre...
muito disso tudo bate com o tema que pretendo, um dia - não sei se num futuro próximo ou distante - abordar em minha tese de mestrado... não se esqueça de enviar-me um email com a lista desses autores!
Abraço,
Fasa

setembro 23, 2004 2:17 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Sem problemas, meu chapa. O Iuperj dá para cada aluno um livrinho com a ementa e bibliografia das matérias. Depois te passo uma cópia da lista do curso do Lessa.

setembro 24, 2004 10:23 AM  
Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Me lembro que, em uma das aulas da faculdade de comunicação, eu li uns dois ou três capítulos do “Mal Estar da Civilização” e fiz uma apresentação à turma. É realmente um daqueles livros que te fazem ver o mundo de outra maneira, com umas frases parecidas com “O ser humano não é bondoso e, se provocado, pode até ser violento”. Se você ainda levar em conta que Freud o escreveu para tentar entender como a nação alemã aceitou as mentiras do nazismo, depois de ter dado ao mundo vários dos seus melhores cientistas e filósofos, o livro fica ainda mais pesado.

Na apresentação eu ainda peguei leve, mas comecei a atiçar protestos de umas estudantes de teatro que começaram a falar “Mas isso não tem nada a ver, as pessoas são legais”. Precisei parar duas vezes e dizer que eu não concordava necessariamente com o que estava falando, e que estava apenas apresentando as idéias do texto de Freud.

setembro 24, 2004 2:47 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com