segunda-feira, setembro 20, 2004

"As Sombras sao Minhas"

Desde que cheguei aqui, as construcoes nao param. Eles continuam ampliando e construindo. O campus se divide em duas partes. Na parte oeste, o estilo eh gotico. Ha uma catedral no centro da universidade e os predios sao todos no mesmo estilo. Na parte leste, o estilo eh classico, com colunas gregas e domos em cima das construcoes. Apesar de ter uma atmosfera meio Disneylandia (os predios sao novos, o que faz o gotico parecer mais fake ainda), nao posso negar que eh impressionante para quem visita.

Descobri recentemente uma historia muito interessante. O arquiteto que projetou os dois campi na decada de 20 chamava-se Julian Abele. Ele era sulista e foi para a Pensilvania estudar arquitetura. Ele se destacou, era um brilhante aluno, seus desenhos criativos e grandiosos. Passou inclusive um tempo em Paris, na Ecole des Beuax Arts. Mas havia um problema no caminho de Abele: era negro em um pais segregacionista.

Quando o escritorio em que trabalhava como chefe de design foi contratado pela Universidade para projeta-la, Abele era "the man for the job". Projetou tudo, dos lay-outs aos detalhes especificos. Mas nao pode assina-los. Pela lei da Carolina do Norte, "pessoas de cor" nao podiam ser responsaveis por trabalhos profissionais. Seu nome nao apareceu em qualquer linha da historia. Criou uma obra impressionante, mas morreu de desgosto nos anos 50 pela total falta de reconhecimento. Perguntado por alguem o que ele tinha projetado em Duke, ele declarou: "as sombras sao todas minhas".

Sua historia foi recuperada por acaso. Quantas historias como essa se perderam no tempo? Muitas, certamente. Uma pena.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com