quinta-feira, agosto 26, 2004

Uma Ode aos "Heist Movies"

Falando em ilegalidades, existe um sub-genero no cinema norte-americano chamado "heist movies". Como traduzir isso? Um "heist movie" sempre envolve algum tipo de "con" (um golpe, uma armadilha) posta em pratica por "con men" (o famoso golpista, gatuno, malandro). As tramas costumam ser labirinticas, cheias de pistas, em que voce nunca sabe quem estah realmente dando o golpe em alguem. Nao preciso dizer que sou absolutamente fascinado por este tipo de filme.

Poderia citar uma lista imensa de "heist movies" (inclusive latino-americanos, como o magnifico "Nove Rainhas"), mas prefiro falar sobre um dos seus mais prestigiados autores e diretores, que certamente tem presenca certa em qualquer lista de favoritos: David Mamet. Mamet jah ganhou o Premio Pulitzer e eh tambem um dramaturgo interessantissimo. Seus filmes e suas pecas tem roteiros unicos, com um ritmo de dialogo que desafia imitadores. Acho que gosto tanto do Mamet porque seus filmes sempre tem um gostinho de filme noir antigo, com dialogos inteligentes e personagens idem. Mamet nunca tenta explicar o obvio, nunca trata o espectador como idiota.

Ontem assisti ao seu ultimo filme, "Spartan", estrelado por Val Kilmer. Nao sei como se chama em portugues ou se jah passou no Brasil. Melhor do que o seu filme anterior ("Heist"), "Spartan" eh um exercicio em sutilezas do roteiro -- seus personagens vao se delineando ao longo do filme e nada eh o que parece. Kilmer eh um agente secreto do governo americano que investiga o desaparecimento da filha do Presidente. A partir dahi, tudo acontece. Recomendo fortemente.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com