domingo, agosto 22, 2004

Uma Menina na Revolucao Iraniana

Na ultima vez em que estive no Brasil, o Daniel me deu de presente um livro chamado "Persepolis". O livro eh uma rendicao em quadrinhos da historia da autora, Marjane Satrapi, e conta a sua experiencia de menina durantes os ultimos anos do governo do Xa Reza Pahlevi e o processo doloroso da Revolucao Islamica em 1979.

Desenhado propositalmente com tracos infantis, quase como arte naif mas com toques de arte persa ao longo da historia, o livro surpreende pela delicadeza e falta de maniqueismo ao tratar dos dilemas da sociedade iraniana. Filha de pais intelectuais de classe media, Satrapi presencia desde cedo a critica aa ditadura brutal de Pahlevi e ve tambem os valores liberais serem solapados pelos fundamentalistas. Ha tambem uma discussao interessantissima de como diferentes classes sociais foram afetadas pelos eventos de 1979.

A influencia de Art Spiegelman eh obvia e bem-vinda no trabalho de Satrapi. Assim como Spiegelman, ela estah lancando um segundo volume das suas memorias, em que relata a sua dificil adaptacao aa vida no exilio. Para quem quiser ler em ingles, vale a dica. Resta torcer para que publiquem em portugues.

2 Comentarios:

Blogger Carol Morand said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pena que esses livros nunca são traduzidos pro português. Adorei o "Maus" do Spiegelman. Não sabia que ele tinha lançado o segundo volume. Valeu pela dica!

agosto 23, 2004 9:39 AM  
Blogger JD said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

agosto 28, 2004 12:49 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com