domingo, agosto 15, 2004

O Haiti? Procura Pela Selecao Brasileira...

Aproxima-se a data do jogo que a Selecao Brasileira farah contra o Haiti em Port-au-Prince. Nao faltava muito mesmo para usarmos nosso futebol a favor de nossa diplomacia -- os proximos temas serao o Carnaval, as mulheres, o Bumba-meu-Boi, a caipirinha e a feijoada (nao necessariamente nessa ordem). Com o jogo, o governo brasileiro aposta na simpatia sincera que o pais transmite por quase todo o mundo e, especialmente, no Haiti.

O Brasil possui uma enorme tradicao na sua participacao em Missoes de Paz da ONU, isso eh inegavel. O Brasil tambem possui uma incrivel reserva de prestigio no sistema internacional e que sempre utilizou com prudencia. Com vitorias importantes da politica externa atual -- como as disputas na OMC, por exemplo, ou mesmo a coalizao dos paises "medios" com a India, Africa do Sul, etc. -- o Brasil quer "falar mais alto" no mundo.

O grande problema de fazer politica externa assertiva eh que, como jah dizia Tucidides na epoca em que a Grecia promovia Jogos Olimpicos de verdade, um pais precisa antes ter uma politica interna assertiva. Sem isso, as palavras perdem-se no vento. Orgulhoso ficarei no dia em que os famintos haitianos do meu pais sejam saciados, as milicias haitianas do meu pais sejam desarmadas e a desigualdade de renda haitiana do meu pais seja debelada. Ahi sim poderei ouvir as palavras do Presidente Lula sem um frio na espinha: "Hoje no Haiti, amanha em Bagda".
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com