sexta-feira, agosto 27, 2004

O Americano Tranqüilo

Lendo sobre a batalha dos EUA contra os xiitas em Najaf, e checando as pesquisas eleitorais que mostram Bush à frente de Kerry, me veio à cabeça um excelente romance que devorei durante o vôo para Campina Grande: “O Americano Tranqüilo”, do Nobel Graham Greene.

A história se passa no Vietnã, nos anos 50. Os franceses ainda governam o país, mas já está claro que vão perder a guerra para os comunistas. Os americanos começam a se envolver na situação, mas um tanto relutantes em apoiar uma potência colonial européia. Resultado: buscam uma “terceira força” que possa assumir o controle do Vietnã.

O pano de fundo político se desenvolve de maneira magistral em conjunto com um triângulo amoroso formado por um velho e algo decadente jornalista britânico, sua namorada vietnamita e um jovem “americano tranqüilo” que trabalha na missão de ajuda econômica da embaixada dos EUA. O rapaz é um poço de ingenuidade e boas intenções – amparado pelos recursos de uma superpotência. Como nos mostra Greene, nessas condições querer salvar o mundo com meia dúzia de frases feitas sobre a democracia é uma estratégia muito, muito perigosa.

Em 2002 foi uma lançada uma excelente versão para o cinema, com Michael Caine como o repórter e Brendan Fraser como o americano. A trama tem tantos pontos em comum com o mundo pós-11 de setembro (terrorismo, guerras de resistência, manipulação da imprensa, etc) que pensei que fosse alteração dos roteiristas. Fala-se até em “Velha Europa”! Não é: estava tudo no texto original dos anos 50. Os Impérios não mudam tanto assim.

É claro que o personagem-título é uma metáfora para os EUA e para as conseqüências desastrosas de suas intervenções políticas no exterior. Mas vale também pelo ótimo perfil do jornalista cínico, que a princípio não quer se envolver com nada, mas descobre que “para permanecer humano, é preciso tomar partido”.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com