quarta-feira, julho 28, 2004

Tomando Decisoes

Continuando a discussao latino-americana, e retomando um dos temas anteriores deste blog, nesse final de semana tive o prazer de assistir ao filme argentino "El Bonaerense", dirigido por Pablo Trapero.

O filme conta a historia de um chaveiro que vive em uma parte periferica da Provincia de Buenos Aires e que, por uma serie de circunstancias, se ve obrigado a fugir para a Grande Buenos Aires. Devido a influencia de um tio, Zapa consegue um emprego de policial na forca "Bonaerense". O filme mostra bem os dilemas enfrentados pelo protagonista ao confrontar a realidade -- bastante conhecida entre nos -- de uma policia corrupta e de condicoes de trabalho precarias. No caminho, Zapa se envolve com uma de suas professoras da Academia de Policia, divorciada e com um filho.

Apesar do tema jah ter sido bem tratado por varios outros filmes, "El Bonaerense" nao eh sentimentaloide, nem moralista. Depois de assistir ao filme fiquei com uma frase de Bernard Shaw na cabeca, que se aplica ao personagem principal: "Nao tenho condicoes financeiras para praticar a moralidade." Apesar de tudo, o filme mostra que ha escolhas possiveis, a vida nao eh maniqueista. Especialmente a personagem da professora mostra que ha linhas que devem ser tracadas para poder seguir em frente e a corrupcao nao eh inevitavel.

Muito bom filme da nova safra do cinema argentino. Fica aqui a recomendacao.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com