terça-feira, julho 27, 2004

Chavez, Lula e Gutierres

O grande mito politico nos Andes é Hugo Chávez. Me surpreendi, porque no Brasil tendemos a ver o presidente da Venezuela como uma figura caricata, um esteriotipo do populismo. Por aqui, a opiniao é outra. As pessoas o idolatram, embora tenham dificuldade de definir seus ideais. Um rapaz me disse que eram ¨comunismo liberal¨. Os venezuelanos preferem falar de ¨revolucao bolivariana¨.

Polemicas à parte, estou impressionado com o respeito que Chávez conquistou junto aos movimentos sociais, e olha que esse povo é difícil de contentar! Há algo mais do que um esteriótipo nele.
Lula também é admirado por aqui, as pessoas vêem nele a esperança de um líder latino-americano que possa articular o continente numa resistência aos EUA. Quando comento que a política doméstica do PT é muito conservadora em geral me respondem educadamente dizendo nao conhecer muito sobre a realidade brasileira.

No Equador, o presidente é o coronel Lucio Gutierres, que participou da rebeliao indigena em 2000 e foi eleito no ano passado como lider de uma coalizao que incluia a maioria dos movimentos sociais. Meses depois, abandonou os antigos aliados e implantou o pacote habitual: acordo com o FMI e aproximacao com os Estados Unidos, incluindo a busca de um tratado bilateral de livre comercio.

Alias, a politica local é incrivelmente pró-EUA. Para começar, nao ha mais moeda nacional: utiliza-se o dolar. O antigo Banco Central virou um museu de moedas! Usando o dolar, o governo equatoriano perdeu os instrumentos fundamentais da macroeconomia, como a taxa de cambio e de juros. Renunciaram à soberania monetária em troca da ilusao de que ganhariam em estabilidade e investimento externo.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com