terça-feira, julho 20, 2004

A Guerra dos Buscadores

Um assunto que estah ganhando constante destaque na imprensa americana -- especificamente nos cadernos economicos e financeiros dos principais jornais -- eh a batalha que vem sendo travada entre os sistemas de busca de Internet. O pioneiro foi o Yahoo, que atraves de um sistema de classificacao de sites ganhou forca e se estabeleceu como uma forca independente na Web. O Yahoo sofreu varias reformulacoes, foi comprado pela HP, e agora ostenta um sistema de busca moderno e interessante.

O grande desafio ao Yahoo foi o Google, hoje praticamente onipresente em quase todos os lugares da Internet e o buscador que oferece possibilidades alem do que vinha sendo oferecido. O sistema do Google foi inventado por dois estudantes de pos-graduacao em informatica da Universidade de Stanford, que desenvolveram um algaritmo excelente de pesquisa e implementaram-no em um sistema de computadores barato e low-tech (que se mantem assim ateh hoje). Hoje, a empresa vale milhoes, estah oferecendo suas acoes na Nasdaq e estah crescendo rapidamente atraves da compra (ou mesmo criacao) de varios servicos que complementam seu sistema de busca -- os exemplos sao o Blogger, a Picasa, o GMail e ateh mesmo o Orkut (criacao de um programador da casa).

Soh que agora o Grande Irmao estah enfurecido e determinado a tomar o controle dos servicos de busca. O novo buscador da Microsoft eh uma copia descarada do Google, mas a Microsoft promete um sistema ainda mais preciso e rapido do que o Google. A Microsoft quer repetir o que fez com a Apple, com a Netscape e, ultimamente, com o ICQ -- aniquila-los usando as suas proprias armas.

Outros tambem querem entrar nesse mercado, que eh dinamico, barato e vai direto ao ponto, oferecendo "targeted ads" (isto eh, anuncios que correspondem diretamente ao que voce quer procurar na rede). A Amazon jah lancou o seu A9, e um servico independente, o AlltheWeb, vem tambem ganhando terreno. Eh interessante observar o que vai acontecer.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com