sábado, julho 17, 2004

"Libertarians" do mundo, uni-vos!

Aqui nos EUA, existe um grupo politico/ideologico chamado "libertarian". Mas o que eh exatamente um "libertarian"? Essa eh uma ideologia politica que tem raizes no liberalismo extremo -- uma ojeriza ao estado em quase todas as suas formas e a completa crenca no poder individual como inviolavel e maxima; enfim, o individuo eh rei. A proxima pergunta natural seria: qual eh a diferenca para o Anarquismo, por exemplo? Pelo menos duas: (1) ser libertarian nos EUA tem uma conotacao de extrema direita (lembram-se das milicias de "Tiros em Columbine"?); e (2) os libertarians ainda acreditam que o estado deve ser minimo, basicamente uma policia (local e comunitaria) e pronto.
 
Pois acontece que o diretor do Departamento de Ciencia Politica de Duke eh um "libertarian". Entretanto (!), o Prof. Michael Munger eh uma figura divertida, sem duvida o cara eh simpatico. Nao chega a ser o extremado "milicia man", mas eh bastante caustico para nao ser engolido por nenhum dos dois (?) lados do expectro ideologico norte-americano. Pois ele decidiu lancar o seu proprio blog, sem conexao com a Universidade, para divulgar seus pensamentos estranhos.
 
Eu achei interessante mencionar isso porque eh uma forma de entender o que se passa nessas mentes. A Duke Conservative Union tentou coopta-lo, mas acho que eles ficaram embaracados com alguns comentarios de Munger. De qualquer maneira, "recomendo" (nao sei se eh essa palavra, mas enfim...) a leitura de suas "memorias academicas" publicadas em um artigo no blog chamado "Pilgrim's Egress". Alguns vao rir e outros vao ficar chocados, mas... Eh como ler o Otavio de Carvalho, soh que muito mais engracado.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com